Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano

07/05/2008



Incubadora da Unicamp aposta na internacionalização das suas empresas

 

Marina Rosenfeld
Luciana Lino (colaboração)



Já não são poucas as empresas incubadas na Agência de Inovação Inova Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo, que expandiram suas atividades para além do mercado nacional.

Das 150 empresas cujos sócios fundadores ou atuais mantêm ou mantiveram algum vínculo com a universidade, seja na condição de alunos, professores e funcionários, boa parte mantém relações no exterior.

A Ci&T, “Empresa Filha da Unicamp” apontada pela revista Fortune como a única companhia da América Latina entre as 100 melhores da área de outsourcing, é um exemplo de empresa incubada na Unicamp.

A Griaule, outra companhia “Filha da Unicamp” hoje é responsável por levar a tecnologia de biometria desenvolvida pela universidade para mais de 40 países. Para facilitar o processo de internacionalização, a empresa contou com o apoio de uma organização internacional formada por estudantes, a AIESEC, que trouxe jovens de vários países para fazer um estágio na empresa. “Quando voltaram aos países de origem, os estudantes tinham a opção de abrir uma empresa para representar nossos produtos”, comenta Iron Daher, presidente da Griaule.

Dados do relatório “New Global Challengers 2008”, conduzido pelo Boston Consulting Group (BCG) e divulgados em fevereiro, apontam várias motivações para a internacionalização de empresas. O relatório apresenta considerações sobre 100 empresas destaques oriundas de economias em desenvolvimento, sendo que, destas, 13 são brasileiras.

Paulo Lemos, responsável pela área de empreendedorismo tecnológico e pré-incubação de projetos da Inova Unicamp, explica que a internacionalização da empresa consiste em sua participação ativa em mercados externos, o que pode se dar por meio de exportação, da internacionalização de parte da produção, ou mesmo através de representação comercial em outros países. Lemos destaca que empresas de base tecnológica, como é o caso de grande parte das “Empresas Filhas”, já deveriam nascer com uma estratégia de internacionalização prevista desde a sua origem, porque vários segmentos são globalizados.


(Com informações da Unicamp)


Áudio dos comentários

   

nOTÍCIAS ANteriores:
07/05/2008 Unicamp cria vestibular e bacharelado em Libras
07/05/2008
Brasil é um dos que mais prejudica o avanço da propriedade intelectual mundial
07/05/2008
Viciados em tecnologia desligam computadores por um dia
07/05/2008
Mais de 70% das pessoas em situação de rua trabalham
07/05/2008
Se projeto de lei for aprovado, empresas serão obrigadas a contratar negros
07/05/2008
Prefeitura de Pompéia inaugura academia gratuita para a população
07/05/2008
Desenvolvimento profissional é o que mais atrai jovens
07/05/2008
Sites encorajam suicídio
07/05/2008
População londrina vai reduzir dióxido de carbono em 60% até 2025
06/05/2008
Crianças amamentadas são mais inteligentes, segundo estudo
Mais matérias