Marina
Rosenfeld
Karina Costa (colaboração)
especial para o GD
Se a idéia de um professor da Universidade de Delaware,
nos Estados Unidos, for colocada em prática, o país
terá somente carros elétricos. O motivo principal,
entretanto, não seria a redução de consumo
de combustível, mas sim a possibilidade dos veículos
armazenarem energia.
Ou seja, além de transportar pessoas, os carros elétricos
teriam uma outra função: armazenar eletricidade
para que ela pudesse ser usada de forma automática
pelo sistema nacional de distribuição de energia
do país.
Quando houvesse necessidade de mais energia do que a gerada
no momento, o sistema retiraria automaticamente a energia
das baterias de todos os veículos elétricos
que estivessem estacionados nas garagens, pagando aos seus
proprietários uma taxa pela utilização
da eletricidade armazenada. Esse é o futuro proposto
pelo professor Willett Kempton.
A demanda de energia elétrica tem diversos picos ao
longo do dia. Para atender a esses picos, são mantidas
usinas de reserva - na maioria das vezes termoelétricas
-, que são acionadas assim que há escassez de
energia.
Para substituir as termoelétricas nessa função,
as residências seriam dotadas de uma conexão
especial com a rede elétrica, capaz de receber a carga
completa da bateria em apenas duas horas. Essa conexão
também permitiria que a rede elétrica armazenasse
energia em grande quantidade quando fosse necessário.
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