Cartas
dos ouvintes
Clubes de Futebol
“Por que não desenvolver um projeto da
rede pública de ensino com os clubes para incentivar
a atividade física? Aqui na zona leste, por exemplo,
temos o Corinthians, o Juventus e a Portuguesa, com imensas
áreas e muito mal aproveitadas. Todos esses clubes
passam por situação financeira difícil
e estão com freqüência muito baixa. Acredito
que uma parceria poderá ser interessante para os clubes,
para estado, enfim para a sociedade”,
Márcio Camarotto
- camarotto@unicid.br
Lazer na Av. Paulista
“De tanto ouvir você falar sobre a festa
de domingo na Av. Paulista, a gente fica com vontade de ir.
Mas acontece que sou deficiente física e, então,
seria preciso que a comissão organizadora reservasse
um local, perto do MASP para que pessoas como eu pudessem
estacionar seus veículos adaptados, já que em
São Paulo não existe ônibus adaptado para
cadeirante. Ou melhor, existem, mas são raros. Também
seria importante que essa informação fosse divulgada
pela mídia para que todos tenham acesso. Quem sabe
você como jornalista não conseguiria isso para
nós? Já seria um grande progresso.
Márcia Cruz
- marciacjardins@ig.com.br
“Esta semana você noticiou com certa euforia
a aprovação de um projeto que bloqueia o trânsito
em parte da Av. Paulista para viabilizar um espaço
de lazer para pedestres. De fato será sempre uma vitória
dos pedestres ganhar mais áreas de lazer. A questão
é que todos insistem em transformar uma via estratégica
de acesso à diversos hospitais em palco de comemorações
e, agora, mais um bloqueio programado para área de
lazer. O que me parece é que uma ação
como essa, com cheiro de ação eleitoreira, isolada
e que pretende concentrar pessoas num trecho da Paulista,
não seria uma medida muito sensata. Não seria
muito mais razoável adotarmos em cada bairro, em ruas
que não tragam transtornos para a própria população,
áreas de lazer onde esses pedestres possam se divertir
e aproveitar melhor os espaços sem terem de se deslocar
para um local de concentração e que talvez traga
mais transtornos do que lazer ?”,
João Batista Pavan
- jbpavan@terra.com.br
Amorim Lima
“Foi com grande prazer que escutei os comentários
sobre a Escola Municipal Desembargador Amorim Lima. A minha
satisfação se deu pelo fato de eu ter estudado
nesta escola por todo o primeiro grau, de 1981 a 1988. Nessa
época, a escola era uma das mais fortes do ensino público
de primeiro grau. Tanto que, quando tive que mudar de escola
no segundo grau (o Amorim não oferece cursos de segundo
grau) e fui para uma outra escola pública, o Fernão
Dias Paes, em Pinheiros, percebi que os alunos provenientes
do Amorim tinham uma base melhor do que os que já estudavam
no Fernão. Sete anos depois, de 1995 para 1996, meu
irmão fez o mesmo caminho e percebemos que esta diferença
já não existia mais. Fico muito contente por
saber que, mais uma vez, o Amorim pode servir de exemplo de
educação e que a comunidade volta a estar envolvida
com isso.
Aliás, dedico ao Amorim muita coisa. Como o tema está
em moda hoje em dia, com a proposta do governo de dedicar
vagas às escolas públicas nas universidades
federais, após ter estudado a vida toda em escolas
públicas consegui ingressar em uma universidade pública
(UNICAMP) para um curso de Engenharia. Mais tarde ainda fiz
um MBA pela Cornell University. Como aluno de escola pública,
eu era minoria na universidade. Porém, tenho o sentimento
de que aqueles que se formaram no Amorim, proporcionalmente,
alcançaram mais vagas em universidades do que os outros
estudantes de escola pública”,
Camilo Pereira - camilo.pereira@atkearney.com
Obras
“Os túneis que estão construídos
não resolverão o caos do trânsito na região,
nem a prefeitura afirmou isso em qualquer momento. Mas classificá-las
como “enxugar gelo” não é justo.
Em seus comentários, você dá a entender
que é mais uma obra que prioriza o trânsito de
automóveis o que não é verdade, uma vez
que está sendo construída uma faixa exclusiva
para ônibus, o passa-rápido. Logo, é uma
obra que facilitará o transporte coletivo e, assim,
é uma obra feita para a maioria, não para a
minoria que possui automóveis. Desta forma, estes túneis
se diferenciam dos outros construídos por Maluf (Ayrton
Senna) e por Jânio (por baixo do rio Pinheiros), onde
o tráfego de ônibus é proibido.
Acho que existe uma unanimidade em São Paulo de que
a construção de mais linhas de metrô é
fundamental para a diminuição dos problemas
de trânsito da cidade. Ocorre que a construção
do metrô é uma atribuição do governo
estadual, que inclusive conta com uma secretaria específica
para isso. O Estado tem um orçamento muito maior que
o da prefeitura, então transferir as responsabilidades
estaduais para o município é injusto e, em um
ano eleitoral, ganha um caráter político.
Este tipo de discurso de que a “prefeitura deve ajudar
o Estado para fazer metrô” é simplesmente
uma das frases feitas que vem sendo utilizadas por José
Serra em seu começo de campanha.
Em muitos prédios da avenida Rebouças, moradores
colocaram faixas com os seguintes dizeres: “Desperdício
de dinheiro público, corredor de ônibus no mesmo
trajeto do metrô”. Aí eu pergunto, que
metrô? Quando será inaugurado? Até lá
a prefeitura não deveria fazer nada para melhorar o
trânsito e priorizar o transporte coletivo? Pois me
parece que o que está ao alcance, está sendo
feito”,
Bento Abreu - bentoabreu@yahoo.com.br
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