Pioneiro no país, o programa vem melhorando o ensino
municipal e estreitando a relação entre a família
e a escola
A Prefeitura de Taboão da Serra, através da
Secretaria Municipal de Educação, vem realizando
um projeto pioneiro, o Programa de Interação
Família Escola, no qual os professores visitam seus
alunos em casa. Implantado em 2005, o programa vem estreitando
a relação entre a família e a escola,
diminuindo a evasão e a repetência e melhorando
o ensino municipal.
Nos encontros, pais e professor conversam sobre o desenvolvimento
do aluno, seu aproveitamento escolar, como ele se relaciona
com os pais e com os irmãos, como e onde estuda, o
que mais gosta de fazer. Na volta à escola o professor
discute com a equipe pedagógica como vai utilizar o
conhecimento que adquiriu na visita à família
em sala de aula e como farão as adequações
pedagógicas necessárias.
Seiscentos professores participam do programa que contabiliza
cerca de 20 mil visitas para alunos da educação
infantil e do ensino fundamental. Os resultados já
podem ser observados com a redução do número
de faltas, aumento do aproveitamento escolar e a introdução
de novas metodologias de ensino.
A adesão dos professores ao programa não é
obrigatória, mas tem o envolvimento da maioria, que
recebe um pró-labore pelo trabalho extraordinário,
além de oportunidade de participar de cursos de formação.
Prêmio ODM Brasil
O programa Interação Família Escola ganhou
o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Brasil – ODM Brasil 2007 -, em parceria com o Programa
das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud),
braço da ONU nas causas inovadoras. A cidade disputou
com 1062 experiências de todo o Brasil. A escolha dos
premiados foi feita por um júri de notáveis,
composto por 13 especialistas de todo o país, na Escola
Nacional de Administração Pública (Enap),
em abril de 2008.
Objetivos do Programa:
Melhoria da qualidade da educação;
Aproximação entre escolas e famílias;
Participação ativa na gestão democrática
da escola;
Ampliação da rede de proteção
social da criança e do adolescente;
Formação continuada de educadores;
Desenvolvimento de metodologias de pesquisa;
Discussões e troca de experiências entre docentes
e especialistas de educação.
OS RESULTADOS DAS VISITAS NOS ANOS 2005 E 2006
No biênio 2005 – 2006 foram realizadas
15.888 visitas. Aproximadamente 20% dessas visitas apresentaram
um motivo especial – crianças que não
assimilavam conteúdos e apresentavam dificuldades no
desenvolvimento das habilidades, crianças que denotavam
carências socioeconômicas na linha da pobreza,
crianças hiperativas ou com necessidades educacionais
especiais sem laudo de especialistas, ou ainda, crianças
que necessitavam de apoio de serviços médicos
como portadoras de deficiências visuais, auditivas,
de fala ou outras situações de saúde
precária.
O gráfico que segue procura sintetizar os resultados
que orientaram as ações da Secretaria da Educação
para a melhoria do ensino.
Fonte: Relatório de visitas realizadas
nos anos 2005 e 2006
Programa de Interação Família Escola:
resultados das ações articuladas
Desafios |
Respostas |
Resultados |
Melhoria da Aprendizagem |
Instituição de Grupos de Apoio Pedagógico
para crianças com dificuldades de aprendizagem,
no contra-turno escolar.
Implantação de Laboratórios de
Aprendizagem nas escolas para diagnóstico e orientação
dos problemas de desenvolvimento escolar.
|
2 mil crianças e jovens atendidos
Diagnósticos e orientações educacionais
específicas para 140 alunos.
|
Ampliação de oportunidades educacionais
para a comunidade |
Oferta de Cursos de Informática e de Inglês
para a Comunidade nos períodos noturnos e aos
finais de semana.
Ampliação da oferta de vagas para Educação
de Jovens e Adultos.
Oferta de atividades culturais para alunos e familiares
através do Programa Fazendo Arte na Escola.
|
Mais de 10 mil jovens e adultos atendidos.
Dois mil alunos
Cinco mil pessoas beneficiadas |
Ampliação da rede de proteção
social |
Articulação com os programas das Secretarias
de Saúde e Assistência Social com objetivo
de enfrentar problemas do ambiente familiar e de saúde.
|
342 encaminhamentos |
Inclusão de portadores de necessidades educacionais
especiais |
Criação de equipe multidisciplinar constituída
de médico pediatra, psicólogos, professores
especializados, com objetivo de apoiar os docentes das
escolas, com especial atenção às
crianças com necessidades especiais de aprendizagem.
|
292 alunos de inclusão freqüentando as escolas
municipais. |
Números do Programa de Interação Família
Escola – De 2005 a 2008
Número de alunos da rede municipal |
32 mil |
Escolas envolvidas
|
45 |
Famílias visitadas |
20 mil |
Professores envolvidos |
600 |
Dados do município de Taboão da Serra
Localização |
Região Metropolitana de SP |
Extensão territorial |
20,48 km2 |
Área urbanizada |
17,4 km2 |
População |
225.405 hab |
Densidade populacional |
10.783 hab/km2 |
Rendimento médio do chefe de família |
R$849,08 |
Taxa de alfabetização |
94,03% |
Total de alunos do Município |
71.891 alunos |
Rede Estadual |
33.186 alunos |
Rede Municipal |
32.000 alunos |
No site da Secretaria de Educação, você
pode acessar o documento básico de orientação
do Programa Família Escola completo: http://www.educataboao.com.br/familiaescola.pdf
As informações são da Prefeitura de Taboão
da Serra.
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