HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 


05/12/2007

DF ultrapassa Brasil em até 61 pontos

Unidade da Federação tem um dos melhores salários de professores


Estudante do 1º ano do ensino médio, Vinícius Souza Santana, 15 anos, não tem queixas da sua escola, o Centro de Ensino da Asa Norte (Cean), em Brasília. Uma das maiores escolas públicas do Distrito Federal, o Cean tem até um site na internet com notícias especiais para os alunos. “Não tenho reclamação nenhuma da escola. Nem dessa, nem da que estudei até a 8ª série”, diz Vinícius.

O estudante brasiliense estudou a vida inteira em escolas públicas do Distrito Federal. Filho de uma dona de casa e um instrutor de auto-escola, diz que os professores são a melhor coisa da sua escola hoje. E, na anterior, que ia apenas até a 8ª série, eram ainda melhores. “A maioria deles é muito preparada. Eles conseguem passar o que querem e fazer a gente entender”, garante. “Sou bom aluno”, afirma Vinícius. Ele prefere a área de Humanas, mas vai bem em matemática. Na faculdade, ainda não sabe se fará Economia ou Publicidade.

Salário Alto
O Distrito Federal teve nota até 61 pontos acima da média nacional, como no caso da prova de matemática. Em ciência e leitura foram 57 e 36 pontos acima, respectivamente. As melhores médias do DF no Pisa vêm acompanhadas de outros indicadores em que a capital federal também está entre os melhores. O salário de um professor com 40 horas semanais, em final de carreira, é de R$ 4,5 mil, o maior do País. Mas poderá quase dobrar se o governo do DF aprovar o plano de carreira que está sendo preparado. O investimento por aluno é de R$ 1.820,52 por ano, o quarto do País - perde para Roraima, Espírito Santo e São Paulo.

Lisandra Paraguassú
André Dusek
O Estado de S.Paulo