O
arranjo educativo foi inspirado nos Oito Objetivos de Desenvolvimento
do Milênio (ODM’s) propostos pela Organização
das Nações Unidas no ano 2000. A política
de governo, a partir de 2001, tem sido a de desenvolver ações
na esfera pública e em conjunto com a iniciativa privada,
na perspectiva dos referidos ODM’s. Consubstanciando-as
num plano de governo que tenha como fundamento a educação.
Neste sentido, vários programas e ações
integradas foram e continuam sendo implementados principalmente
nas áreas da saúde, assistência social,
cultura, esportes, geração de emprego e renda
e, principalmente, na área educacional. Permanentemente,
novos programas são incorporados, motivados pelas novas
demandas que vão surgindo.
O carro-chefe de todas as ações é a educação
integral, com vistas a uma educação de qualidade
para todos. O que, consequentemente, demanda um período
mais ampliado de permanência do estudante na escola.
A educação integral pressupõe a educação
social. Para tanto, o instrumento utilizado é o PROGRAMA
DE CÉLULAS COMUNITÁRIAS. O programa tem dentre
seus objetivos proporcionar a reflexão e o encaminhamento
de soluções com a participação
efetiva da população. A cidade foi subdividida
em 24 regiões, denominadas células, cuja capital
é a escola. Porque é para a ela e a partir dela
que devem convergir e emanar as ações da comunidade.
Integram a célula: a direção e equipe
da escola, APMF (Associação de Pais, Mestres
e Funcionários ), lideranças representativas
de Associação de Moradores, Unidade Básica
de Saúde, Centro Municipal de Educação
Infantil, igrejas e demais instituições organizadas
da respectiva região. O programa passou por fases distintas:
a primeira procurou mobilizar a sociedade em torno da proposta;
na segunda definiram-se lideranças a partir da própria
comunidade; a terceira foi voltada ao aprofundamento quanto
à abrangência da participação das
lideranças. A quarta fase é a da capacitação
das lideranças com vistas ao seu papel na comunidade.
É o preparo da sociedade para discutir suas necessidades
e envolver-se na sua solução através
da participação crítica e consciente.
As informações
são da Secretaria de Desenvolvimento Humano de Apucarana.
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