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11/07/2008

O Arranjo Educativo Local

O arranjo educativo foi inspirado nos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM’s) propostos pela Organização das Nações Unidas no ano 2000. A política de governo, a partir de 2001, tem sido a de desenvolver ações na esfera pública e em conjunto com a iniciativa privada, na perspectiva dos referidos ODM’s. Consubstanciando-as num plano de governo que tenha como fundamento a educação. Neste sentido, vários programas e ações integradas foram e continuam sendo implementados principalmente nas áreas da saúde, assistência social, cultura, esportes, geração de emprego e renda e, principalmente, na área educacional. Permanentemente, novos programas são incorporados, motivados pelas novas demandas que vão surgindo.

O carro-chefe de todas as ações é a educação integral, com vistas a uma educação de qualidade para todos. O que, consequentemente, demanda um período mais ampliado de permanência do estudante na escola.

A educação integral pressupõe a educação social. Para tanto, o instrumento utilizado é o PROGRAMA DE CÉLULAS COMUNITÁRIAS. O programa tem dentre seus objetivos proporcionar a reflexão e o encaminhamento de soluções com a participação efetiva da população. A cidade foi subdividida em 24 regiões, denominadas células, cuja capital é a escola. Porque é para a ela e a partir dela que devem convergir e emanar as ações da comunidade. Integram a célula: a direção e equipe da escola, APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários ), lideranças representativas de Associação de Moradores, Unidade Básica de Saúde, Centro Municipal de Educação Infantil, igrejas e demais instituições organizadas da respectiva região. O programa passou por fases distintas: a primeira procurou mobilizar a sociedade em torno da proposta; na segunda definiram-se lideranças a partir da própria comunidade; a terceira foi voltada ao aprofundamento quanto à abrangência da participação das lideranças. A quarta fase é a da capacitação das lideranças com vistas ao seu papel na comunidade. É o preparo da sociedade para discutir suas necessidades e envolver-se na sua solução através da participação crítica e consciente.

As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Humano de Apucarana.