Aulas
do Pró-Bio começam em agosto, no Colégio
Engenheiro Juarez Wanderley
Com tradição e reconhecimento no ensino de
saúde, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital
Sírio-Libanês firmou uma parceria com o Instituto
Embraer, mantenedor do Colégio Engenheiro Juarez Wanderley,
em São José dos Campos (SP). O objetivo é
criar o curso Pró-Bio, um curso de preparação
para a carreira e desenvolvimento dos estudantes para a compreensão
e defesa da vida em toda a sua diversidade.
O Colégio, que já oferece o curso de pré-engenharia
e pré-administração, solicitou ao IEP
um projeto pedagógico composto por uma grade curricular
ideal para a formação de candidatos à
faculdade nas áreas de biomédicas e saúde.
Segundo Luiz Sérgio Cardoso, Diretor Superintendente
do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa
“o que encontramos no Hospital Sírio-Libanês
é a qualidade que queremos oferecer aos nossos alunos”.
A metodologia de ensino, baseada em problemas resolvidos pelos
próprios alunos (problem based learning), também
inclui atividades extra-curriculares, como visitas ao Hospital
e a possibilidade de vivenciar as carreiras como médico,
biomédico, enfermeiro, físico, nutricionista,
fisioterapeuta, entre outros. O projeto abrange, ainda, a
capacitação dos professores e a transferência
de know how na montagem de laboratórios ideais.
O modelo de curso pré-universitário desenvolvido
pelo Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, além
de preparar o aluno para prestar o vestibular (e direcioná-lo
para as faculdades públicas, preferencialmente), prepara
para as carreiras escolhidas. Ou seja, dá a visão
completa da área escolhida e mais condições
para que o aluno se prepare para os vestibulares.
O curso é direcionado aos alunos do Ensino Médio
e tem a duração de quatro semestres, complementando
o curso regular, realizado em período integral. O objetivo
da parceria é formar o aluno oferecendo uma compreensão
de sua futura carreira, uma vez que as escolas tradicionais
têm um conhecimento pouco prático do dia-a-dia
profissional, o que pode desestimular o aluno, ou fazer com
que ele fique preso a uma visão limitada de suas opções
profissionais. “O IEP sentiu-se desafiado a trabalhar
com ensino médio e com uma geração que
pode fazer a diferença” afirmou Dr. Roberto Padilha,
diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do HSL, ao apresentar
a metodologia criada para o projeto.
O curso criado pelo IEP e pelo Instituto Embraer possibilitará
que o adolescente vislumbre alternativas além das carreiras
mais disputadas como a Medicina. Com isso, conhecerá
opções que podem ser mais transformadoras para
sua realidade. Os alunos compartilharão suas experiências
com a comunidade, inclusive habilidades em “suporte
à vida”, que aprenderão durante o curso.
Estima-se que cerca de 30% dos alunos do Juarez Wanderley
optem por carreiras nessa área.
A parceria, assinada hoje em cerimônia no IEP, foi
pensada para ser um modelo que possa ser replicado em escolas
públicas de todo o país.
As informações são
do assessoria do Hospital Sírio-Libanês.
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