De
acordo com o Censo do MEC (2005), o número de estudantes
identificados com altas habilidades/ superdotação
é de 1.928 jovens. Desses, 93% estão na rede
pública de ensino e 7% na privada.
Conceitos de Altas Habilidades e
Superdotação defendidos pelo MEC:
A definição de superdotação que
consta nas Diretrizes Nacionais para a Educação
Especial na Educação Básica (Ministério
da Educação, 2001) e que é adotada por
alguns programas brasileiros, considera crianças superdotadas
e talentosas as que apresentam notável desempenho e
elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos,
isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão
acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo,
capacidade de liderança, talento especial para as artes
e capacidade psicomotora.
Propõem uma concepção de superdotação
denominada concepção dos três anéis,
que afirma ser a superdotação é o resultado
da interação de três fatores de comportamento:
(1) Habilidade acima da média envolvendo duas dimensões:
a) habilidades gerais, que consistem na capacidade de processar
informações, de integrar experiências
que resultem em respostas apropriadas e adequadas a novas
situações e na capacidade de se engajar em novas
situações e;
b) habilidades específicas, que consistem na capacidade
de adquirir conhecimento, prática e
habilidades para atuar em uma ou mais atividades de uma área
específica.
(2) Motivação ou envolvimento com a tarefa,
refere-se a uma forma refinada e direcionada de motivação,
uma energia canalizada para uma tarefa em particular ou uma
área específica.
Algumas palavras freqüentemente usadas para definir o
envolvimento com a tarefa são perseverança,
persistência, trabalho duro, dedicação
e autoconfiança e;
(3) Criatividade, envolvendo aspectos que geralmente aparecem
juntos na literatura: fluência, flexibilidade e originalidade
de pensamento e, ainda, abertura a novas experiências,
curiosidade, sensibilidade e coragem para correr riscos.
De acordo com essa concepção, a criatividade
não está, exclusivamente, relacionada à
área artística, mas a qualquer área de
interesse do aluno. Acredita-se que o desenvolvimento da criatividade
e da motivação dentro da área de interesse
e ou de habilidade do estudante, vem ampliar as possibilidades
de que o aluno venha a ter sucesso e satisfação
pessoal. É importante ressaltar que, nesta definição,
os três anéis não precisam estar presentes
ao mesmo tempo e nem na mesma intensidade, mas é necessário
que interajam em algum grau para que possa resultar em um
alto nível de produtividade.
Mais informações de Superdotação
no site
da Secretaria de Educação Especial.
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