Características Comportamentais Gerais:
• Muitos aprendem a ler mais cedo do que as crianças
de sua idade, apresentando uma melhor compreensão das
nuances da linguagem... é frequente que leiam com maior
rapidez, mais intensidade e apresentam vocabulários
amplos.
• Geralmente aprendem habilidades básicas melhor
mais rapidamente, e com menor número de exercícios
práticos.
• Frequentemente são capazes de identificar e
interpretar dicas não verbais, elaborando interferências
que outras crianças dependem de adultos para fazer.
• Têm menor aceitação de “verdades
prontas”, buscando “os comos” e os “por
ques”;• Apresentam melhor habilidades de trabalho
independente, mais cedo e por períodos de tempo mais
longos que outras crianças.
• Podem manter períodos de concentração
e atenção longos do que seus.
• Seus interesses são, frequentemente, tanto
amplamente ecléticos como intensamente focalizados.
• Frequentemente apresentam energia interminável,
que as vezes conduz a um diagnóstico errôneo
de “hiperatividade”’.
• São geralmente capazes de responder e de se
relacionar bem com os pais, professores e outros adultos.
Eles podem preferir a companhia de crianças mais velhas
e de adultos. Ao invés da companhia de seus colegas
da mesma idade.
• Eles são sempre motivados a examinar aquilo
que é bem comum, sendo altamente inquisitivos (fazem
muitas perguntas, buscando compreensão do fenômeno).
Fonte:Associação Brasileira para Altas Habilidades
(ABAHSD).
|