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1)
“El Zoológico de Tamatán visita tu escuela”,
Victoria Tamaulipas, México
Algumas espécies do zôo local visitam as escolas
(serpentes, tarântulas, tartarugas, filhote de crocodilo
e similares) acompanhados de uma equipe que inclui veterinários
e biólogos que explicam o modo de vida dessas espécies,
seu habitat, alimentação, forma de reprodução,
manejos, normas de segurança, relevância para
o turismo, importância dentro do ecossistema em que
estão inseridos. Depois, os estudantes podem pegar
nos animais.
2) “Agrega um plato a la mesa” –
Gênova, Itália
Esse projeto prevê o acolhimento temporário de
crianças estrangeiras por famílias de sua mesma
cultura. Como Gênova é uma cidade portuária,
tem um grande fluxo migratório e, assim, várias
pessoas de outras nacionalidades e culturas ali convivem.
Há situações em que crianças de
outras culturas que não a italiana fiquem desassistidas,
sem seus pais ou responsáveis, e então elas
são encaminhadas para famílias de sua mesma
origem / cultura, passando a integrar e a conviver no dia-a-dia
desses lares. Para isso, os adultos da família recebem
orientação e apoio financeiro da prefeitura
local, dentro do programa. Entre os parceiros do projeto estão
associações locais de comunidades latino-americanas
e muçulmanas.
3) “Le patrimoine et moi” – Lyon,
França
Os estudantes são incentivados a pesquisar a história
de seu bairro (remontando à Idade Média e até
os dias atuais), conversando com comerciantes, artistas e
moradores locais, pesquisando documentos antigos, visitando
prédios e, depois, montam exposições,
histórias em quadrinhos e até um guia com o
material coletado. Os focos do projeto são história,
urbanismo e arquitetura.
4) “Changwon City Tour – The integrated
supporting project for multicultural families”, Changwon,
Coréia do Sul
A partir da década de 1970, Changwon passou
a ser uma cidade industrial importante na Coréia (a
maior na indústria de máquinas), planejada para
tal, e começou a atrair pessoas de outros locais, que
ali se instalaram, sem se identificarem culturalmente com
a cidade. Especialistas locais foram treinados para contarem
a história da cidade e então foi montado esse
citytour para os próprios moradores locais, com visita
a prédios públicos, sítios turísticos
e até lugares onde nasceram pessoas famosas e importantes
da cidade. Iniciado em 2003 com as crianças da rede
oficial de ensino, o projeto teve sue público expandido
para os adultos da cidade em 2006. Depois de sua implantação,
houve um aumento da visitação espontânea
a locais cobertos pelo projeto, atribuída ao interesse
despertado com o citytour.
5) “En el recreo elegi jugar”, Pilar,
Argentina
No recreio da escola, as crianças são estimuladas
a participar de brincadeiras orientadas nas quais aprendem
atitudes sociais, formação de valores, respeito,
tolerância, responsabilidade, interesse pelo público.
Elas devem cuidar dos elementos / objetos que usam em suas
brincadeiras. Esse projeto foi implantado para dominar a agressividade
(elas eram agressivas umas como as outras nos intervalos),
evitar acidentes, dar sentido ao tempo livre.
6) “Programa de Agricultura Urbana como Política
Pública de Inclusão Social”, Rosário,
Argentina
Hortas produtivas comunitárias, jardins com plantas
medicinais e aromáticas são plantados em terrenos
vazios por famílias vulneráveis (pobres). Objetivo
é integração social com formas participativas
e solidárias de produção, elaboração,
comercialização e consumo de alimentos saudáveis.
As técnicas de produção são consideradas
“ecológicas” (não agridem o ambiente).
O próximo passo previsto no projeto é desenvolver
agroindústrias urbanas sociais.
7) “Hagamos um jardín”, Granollers,
Espanha
A cidade catalã incentiva seus estudantes a revitalizarem
parques da cidade. Três já foram recuperados
com sucesso: Parc de les Cinc, Parc de Mediterrània
e Parc de Cangili. O projeto é apresentado aos estudantes,
que fazem reflexões, redações e desenhos
sobre o tema. A partir desse trabalho, é elaborada
a proposta da classe para a recuperação do parque.
Depois, grupos de 10 alunos vão ao escritório
técnico e desenvolvem o projeto a partir da proposta
feita. Depois, o projeto é votado pelas instâncias
municipais e, sendo aprovado, é implantado. Os estudantes
acompanham o plantio da primeira muda, que dá início
aos trabalhos, são levados para monitorar o andamento
das obras e elaboram relatórios sobre isso, incluindo
fotos. Ao final, é feita uma festa para a reabertura
do parque.
8) “Feira de Ambiente e Educação
Ambiental de Torres Novas”, Torres Novas, Portugal
A feira tem atelier de reciclagem, identificação
de aves urbanas, construção de moinhos de vento,
reutilização de produtos agrícolas, construção
de ninhos de cegonha, canoagem no rio, espaço de eco-troca,
ginástica na relva, mercado biológico. Foi constatado
que a maioria das pessoas desconhece o que é uma prática
de desenvolvimento sustentável, embora não desconheçam
o termo. Daí a idéia de organizar uma feira
que mostre na prática o que é uma ação
desse tipo e possam compartilhar suas experiências.
9) “Quieres ser Guia nel Parque: Proyeto Voluntários
Mayores – Guias nel Parque”, Zaragoza, Espanha
Pessoas de mais de 65 anos aposentadas são treinadas
para servirem de guia do Parque Grande, de Zaragoza, e apresentam
não somente o equipamento do parque como também
sua experiência vivida no local. O projeto nasceu de
demanda dos próprios idosos que queriam ser voluntários
num projeto do tipo. No treinamento, eles recebem instruções
sobre a história do parque, fauna, flora, técnicas
de animação e, ao final, recebem um distintivo
de guia do parque. Já houve visitação
de 74 escolas, num total de 7.480 estudantes que visitaram
o parque sob a monitoria de um dos guias treinados no projeto.
10) “Me conocerás por mis cuentos”,
Pozuelo de Alarcón, Espanha
Nas classes, incita-se os alunos de várias procedências
culturais a falarem de suas raízes e costumes e pede-se
aos estudantes para relatarem se conhecem contos / histórias
que falem de outras culturas. Numa segunda fase, os alunos
devem colher relatos da história de suas famílias
e contarem na classe. A terceira fase consiste num trabalho
em que um conto tradicional é modificado, alterando-se
a cultura em que ele está inserido, personagens, cenário,
título...
11) “Viamágica, un espacio para el juego
una vía para el arte”, Cañada de Gómez,
Argentina
O projeto simula um trem em que os participantes são
os viajantes que param nas diversas estações:
“Estação Palavra” – há
a apresentação de uma cena de teatro, interagindo
com as crianças, que são convidadas a brincar
com as palavras e criar novas frases, “Estação
cores” – as crianças devem criar novas
cores, levando em conta os componentes básicos da linguagem
plástico-visual; “Estação liberdade”
– uma das atividades é montar figuras com cartões
de papel que serão usadas em teatro de sombras.
12) “Construindo um espaço de encontros
(Jovens voluntários e adultos analfabetos)” –
Esquel, Argentina
Por meio desse projeto, o município de cerca de 38
mil habitantes na Patagônia argentina levou adultos
analfabetos a aprenderem a ler com jovens de 16 a 24 anos
que, no primeiro estágio, são voluntários
(há um estágio de alfabetização
funcional em que há remuneração). Como
conseqüência, já há alunos que, despertados
pelo aprendizado, se interessaram por aprender a lidar com
computador e internet –o que é feito em computadores
reciclados e recuperados pelos voluntários. Por sua
vez, os jovens voluntários do programa passaram a ocupar
seu tempo de maneira mais proveitosa, tendo a oportunidade
de sentirem que havia confiança em seu trabalho e de
que eles eram ajuda para a solução de um problema
(o analfabetismo adulto da cidade) em vez de serem um problema
a mais.
13) “Recuperación de nuestras tradiciones
en um mundo globalizado”, Playa de Carmen, México
Um trabalho de pesquisa e remontagem dos conhecimentos e tradições
maias. Dois terços do município são formados
por comunidades maias que mantêm suas tradições.
Entre os objetivos está o de reconhecer as tradições
maias originais e fazer sua relação com as tradições
que estão presentes no dia de hoje , boa parte delas
misturada com costumes espanhóis. Para o trabalho de
pesquisa, foram reunidos arqueólogos, historiadores
e filósofos, que entraram nos pormenores dos códigos
e dos monumentos daquela civilização. Também
se reuniram interessados em cultura, dança e música
maia para recompor as representações de o que
eram aquelas culturas tradicionais. As primeiras cerimônias
reproduzidas foram a travessia sagrada maia ao templo da deusa
Ixchel (fertilidade, amor, agricultura e bom parto), recuperada
depois de 500 anos, e o Hanal Pixan (festival dos mortos),
na qual a comunidade monta altares para os mortos nos parques
da cidade e são celebradas feiras populares com a comida
tradicional.
14) “O ambiente somos nós: Muitos, poucos,
fazem muito!”, Lisboa, Portugal
Iniciado em 1997, o projeto é implantado em várias
fases. Há um trabalho de conscientização
do programa em cada bairro, especialmente focando nos três
Rs: reduzir (o consumo), reusar (materiais) e reciclar (lixo).
Altera-se o sistema de coleta de lixo, implantado a coleta
seletiva de materiais recicláveis nos bairros em que
o projeto é implantado. Há também a sensibilização
do tema nas salas de aula das escolas da região onde
o trabalho é implantado. O projeto ainda prevê
a instalação de ateliês de reciclagem
de papel, atividades de rua (gincanas, festas) e a publicação
em jornais das ações realizadas.
15) “Empresários pela inclusão
social”, Paredes, Portugal
Empresários da cidade formaram uma associação
que visa incluir e combater o abandono escolar. Primeiro,
eles contrataram mediadores, com experiência em jovens
em situação de risco e suas famílias.
Esses mediadores aplicaram questionários nas escolas
com os diretores e com os alunos, para identificar os jovens
que corriam maior risco de evasão escolar. Depois de
identificados, esses estudantes são procurados pelos
mediadores, que avaliam qual o tipo de risco em que eles se
inserem: individual, familiar ou territorial (problemas na
escola ou em casa). A seguir, é desenvolvido o trabalho
com os jovens para diminuir esses riscos de abandono.
16) “Intercultural Education”, Munique,
Alemanha
Os cuidadores e professores de creche são treinados
e orientados a tratar de temas que envolvam interculturalidade
em creches que tenham crianças de várias nações.
Implantado em 50 creches de Munique, o programa visa criar
uma atmosfera intercultural nas creches. Há creches
em que o programa foi implantado que havia crianças
de 30 nações diferentes. Está em 50 creches
de Munique. Próximo passo é implantar programa
em escolas.
17) “Travessias urbanas”, Bogotá,
Colômbia
É um projeto que visa incentivar o conhecimento da
cidade e suas possibilidades. Os jovens participantes (de
13 a 18 anos) traçam rotas de visitação
da cidade e, nesses roteiros, devem analisar a realidade física
e social da região: os equipamentos públicos,
a aplicação dos direitos humanos, problemas
de administração, problemas urbanos... Depois
disso, devem organizar uma exposição com o material
recolhido, com fotos, pôsteres, narrativas.
18) “The library enabling varying parts of
learning”, Tampere, Finlândia
É um projeto que inclui uma grande biblioteca, com
sala de leitura para jornais, cinco bibliotecas institucionais
em locais como hospitais, duas bibliotecas móveis e
um ônibus para acesso à internet, com monitores,
com um acervo que inclui livros de interesse desde crianças
até aposentados. O acesso à internet na biblioteca
é gratuito e seu acervo está disponível
na internet. É possível o cidadão se
cadastrar, montar seu perfil e receber as informações
sobre os livros disponíveis que devem agradá-lo,
além de receber e-mails atualizando-o sobre o acervo
e as novidades que condizem com seu perfil. Há um alto
índice de uso da biblioteca, segundo os coordenadores
do projeto.
19) “Abraço Solidário”,
Almada (Portugal) e Kuanza Sul (Angola)
Um programa de cooperação entre Almada e a província
angolana de Kuanza Sul em que já foram desenvolvidos
os seguintes trabalhos: fornecimento de material e equipamento
ao hospital da cidade angolana de Porto Amboim; campanhas
de solidariedade em Almada para fornecer mantimentos; doação
de dois veículos pesados; Angola é o país
convidado no festival de teatro de Almada; construção
de escolas, estudo para a implantação de um
projeto de coleta de resíduos; intercâmbio escolar
entre as escolas de Almada e de Kuanza Sul.
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