HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 


25/03/2008

Estudo elogia experiências de Teresina (PI)
e Realeza (PR)

Ao elaborar uma radiografia das boas práticas educacionais do ensino fundamental, MEC e Unicef revelaram que um dos exemplos mais interessantes está em Teresina (PI). Lá, há uma conquista inovadora do sistema de ensino: a criação da Gerência de Assistência ao Educando, uma rede capacitada para orientar as famílias e as escolas no combate ao trabalho infantil e à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes - questões que, segundo a pesquisa, estão por trás da ausência de muitos alunos às salas de aula.

Uma equipe interdisciplinar é responsável por encaminhar os estudantes e suas famílias para os conselhos tutelares, sempre que necessário.

Também é atribuição da gerência, destacam as pesquisadoras no levantamento, oferecer instrumentos para que as escolas tenham conhecimento sobre esses problemas, orientando os educadores quanto às leis que regem os direitos de crianças e adolescentes. Um exemplo aconteceu em uma das reuniões da equipe com a escola, ocasião em que os técnicos explicaram a diferença entre indisciplina escolar e atos infracionais cometidos por alunos.

Outro caso de sucesso destacado no levantamento é o “arrastão do aprendizado”, em Realeza, no sudoeste do Paraná. Lá, uma vez por mês, a dirigente municipal de educação e sua equipe vão às escolas, olham os cadernos dos alunos e fazem observações sobre a evolução deles.

 


Ana Paula Scinocca
O Estado de S.Paulo