Ao
elaborar uma radiografia das boas práticas educacionais
do ensino fundamental, MEC e Unicef revelaram que um dos exemplos
mais interessantes está em Teresina (PI). Lá,
há uma conquista inovadora do sistema de ensino: a
criação da Gerência de Assistência
ao Educando, uma rede capacitada para orientar as famílias
e as escolas no combate ao trabalho infantil e à exploração
e abuso sexual de crianças e adolescentes - questões
que, segundo a pesquisa, estão por trás da ausência
de muitos alunos às salas de aula.
Uma equipe interdisciplinar é responsável por
encaminhar os estudantes e suas famílias para os conselhos
tutelares, sempre que necessário.
Também é atribuição da gerência,
destacam as pesquisadoras no levantamento, oferecer instrumentos
para que as escolas tenham conhecimento sobre esses problemas,
orientando os educadores quanto às leis que regem os
direitos de crianças e adolescentes. Um exemplo aconteceu
em uma das reuniões da equipe com a escola, ocasião
em que os técnicos explicaram a diferença entre
indisciplina escolar e atos infracionais cometidos por alunos.
Outro caso de sucesso destacado no levantamento é
o “arrastão do aprendizado”, em Realeza,
no sudoeste do Paraná. Lá, uma vez por mês,
a dirigente municipal de educação e sua equipe
vão às escolas, olham os cadernos dos alunos
e fazem observações sobre a evolução
deles.
Ana Paula Scinocca
O Estado de S.Paulo
|