O
Estado de São Paulo agora conta com 270 professores
capacitados para identificar e encaminhar estudo de alunos
superdotados. A Secretaria de Estado da Educação
acaba de finalizar a formação desta turma, chamada
de Caça-Talentos, com supervisores, assistentes técnico-pedagógicos
e professores coordenadores, que agora passarão a toda
rede os conhecimentos.
Por cerca de um ano os profissionais foram treinados. A iniciativa
pretende identificar alunos superdotados, focando o aprendizado
em temas que sejam necessários ao dia-a-dia dos alunos.
Até então os alunos superdotados da rede estadual
de educação eram identificados pelo "feeling"
dos professores.
"Superdotado não é aquele aluno que tem
facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas, como
a maioria pensa. O perfil desse aluno envolve muito mais a
combinação de sensibilidade, criatividade e
capacidade de criar e propor soluções novas
para problemas na sala de aula", afirma Maria Elisabete
da Costa, diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado
(Cape), órgão responsável pela capacitação
dos professores.
O processo da Secretaria teve início em 2005, quando
dois membros foram treinados por consultores da Unesco, em
Brasília. Aprenderam como identificar os superdotados.
Os últimos números da Secretaria apontam para
79 casos na rede, número que pode crescer a partir
de agora.
"A idéia é aproveitar o aluno superdotado
para servir de exemplo aos colegas. Suas qualidades são
potencializadas e servem para a turma crescer", diz Maria
Elisabete da Costa.
As informações são da assessoria da Secretaria
de Estado da Educação.
|