Erika
Vieira
Em uma pequena amostragem feita com 20 alunos classificados
como jovens com altas habilidades pelo Ismart (Instituto Social
Maria Telles – programa de incentivo a talentos de baixa
renda), o Site GD – Jornalismo Comunitário
levantou alguns problemas existentes na rede pública
de ensino. Problemas que, segundo eles, não contribui
para o desenvolvimento de suas capacidades.
Os participantes cursam a sétima serie em escolas
públicas durante o período da manhã,
e na parte da tarde recebem aulas-extras, viabilizadas pelo
Ismart, para que ao fim do ensino fundamental possam prestar
vestibulinho para conseguirem bolsa de estudo em instituições
particulares de ensino médio.
Quando perguntado se gostam de estudar na escola pública,
13 responderam que sim. Mas, apenas um acha o ensino da rede
pública bom, os outros 19 disseram que precisa melhorar.
Violência em sala de aula, falta de professor, professores
descomprometidos com o conteúdo, bagunça por
parte dos alunos e sala muito cheia foram apontados como fatores
que dificulta o aprendizado nas escolas públicas.
Todos gostariam que as escolas tivessem mais livros para consulta,
pedem aulas mais interativas, querem mais laboratórios,
sala de informática e acham os espaços da escola
deveria ser melhor aproveitados (queixam de laboratórios
trancados). Por fim, o que mais desejam é que os professores
incentivem mais os alunos.
Respostas muito semelhantes aparece em uma outra pesquisa
realizada pelo próprio Ismart com 100 alunos. Veja
a pesquisa
na íntegra. |