HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Enquete

Resultado da Enquete:

O prefeito Serra deve ficar ou sair?

”Sinceramente não entendo como qualquer pessoa possa considerar seriamente que Serra abandone a prefeitura após pouco mais de um ano de administração. O PSDB não deveria nem mesmo cogitar essa possibilidade. E, caso ela ocorra, creio que não seria mais do que razoável que este fato sirva para afundar a candidatura presidencial do ilustre tucano em uma debandada de votos.

Serra abandonar a prefeitura é um desrespeito aos paulistanos, independentemente de quem votou nele ou não. Após assumir, seus deveres não são mais com seu eleitorado, e sim com toda a população, e eu diria que até mais com quem não votou nele e precisa ser convencido que este foi o melhor resultado. A mim, pelo menos, ainda não convenceu. E, caso ele fuja destes deveres, não vejo como poderá convencer que pode ser um bom presidente depois de ter deixado na mão a maior cidade do Brasil, a que mais desesperadamente precisa de planejamento urbano e continuidade de políticas.

Já enfrentamos a descontinuidade de uma série de políticas da administração anterior, e vamos agora, menos de um ano e meio depois, enfrentar outra mudança de rumo? Isto é uma irresponsabilidade tremenda para o currículo de qualquer político. São Paulo não é trampolim eleitoral, e sua população não deveria aceitar ser tratada assim”,
Daniel Araújo - ddaraujo@uol.com.br

***

”Deve ficar, apoiar o governo e daqui a dois mandatos bem feitos ele concorre a presidência, pois local para Serra não falta”,
Pedro Mozart - mozart55@uol.com.br

***

”Acho que seria bastante saudável a permanência do prefeito até o fim do mandato, o que a cidade e o país precisam são projetos e continuidade. Quem sabe se os políticos pensassem assim não estaríamos em melhor situação”,
Magda Ungaretti - mr.ungaretti@uol.com.br

***

“Acredito que o prefeito José Serra deveria cumprir o que disse na campanha e ser o prefeito de São Paulo durante os quatro anos que ele tem direito e dever, pois, foi por isso e para isso, que eu votei nele. Até o momento estou satisfeito com o trabalho dele à frente da prefeitura e sendo assim acredito que se ele cumprir o mandato teremos uma cidade muito melhor no final da gestão dele”,
Anderson Teixeira da Silva - anderson.silva@quimisa.com.br

***

“Na minha opinião, tanto José Serra quanto Geraldo Alckmin são pessoas honestas e comprovadamente competentes quando o assunto é administração pública. As pesquisas são favoráveis ao Serra, porém não podemos esquecer que na última a eleição para presidência o nome de José Serra esteve muito mais exposto, portanto é de maior conhecimento público quando extrapolamos a região sudeste do país.

Por outro lado, desfavoráveis à Serra pesam duas coisas: primeiro, exatamente por ser mais conhecido e conforme dizem os que têm contato com o prefeito, devido ao seu temperamento não muito político o mesmo também enfrenta maior rejeição por uma parte da população. Segundo, seria munição para artilharia dos adversários as palavras na campanha de Serra para a prefeitura de São Paulo de que não abriria mão do cargo de prefeito, para eventualmente disputar a presidência. Mesmo com aquele velho bordão de que o civismo imperaria ao chamado para ocupar o cargo de maior importância no país não surtiria efeito ao eleitor mais atento.

Eu particularmente que votei em Serra para prefeito, e acho que ele esta fazendo um bom trabalho devido ao curto espaço de tempo,gostaria de ter Alckmin como candidato e torceria para que Serra tivesse uma grande atuação frente à prefeitura. Acho que o PSDB está perdendo tempo eu não definir qual o candidato. Como Alckmin e Serra são pessoas honestas, não há porque adiar o posicionamento do partido, diferentemente da estratégias de candidatos corruptos que negam até quando podem a candidatura para ficar menos tempo sujeito a denúncias. O PSDB deveria se preocupar em lançar um candidato para o governo de São Paulo, que me parece foi esquecido. Quem diria, preterido o maior orçamento entre os estados da federação”,
Claudinei Thadeu Gregório, São Paulo (SP) - claudinei.thadeu@terra.com.br

***

”È com imenso prazer que dou minha opinião sobre o prefeito Jose Serra. Quanto a sua campanha para prefeito, praticamente jurou de pé junto, que não ia usar a prefeitura, como trampolim para a presidência. Por tanto, acho que seria mais honesto por parte dele apoiar o Governador. Pois, eu não tenho nesses meus 50 anos, ainda , sabido de nenhum político honesto.

Não pense que estou bajulando para o governador ganhar , não é o caso, pois eu não acredito em político nenhum e faz anos que anulo meu voto. Estou que nem o Xexéu: acredito em mim e voto em mim”,
Catarina Davila - daviladam@hotmail.com

***

”Há dias venho pensando e discutindo com amigos qual seria a melhor alternativa para o PSDB enfrentar as próximas eleições.

Sou economista e, em geral, voto no PSDB. A última eleição serviu para desmistificar a figura do Lula e o PT como partido acima do bem e do mal. Infelizmente, esse governo está sendo um fiasco. Não foi votado nada de relevante e não foi feito nenhuma reforma importante. Não avançamos.

A política econômica continuou a mesma, aumento de gasto público e imposto. A próxima eleição não trará grandes mudanças para o país e felizmente o debate será mais centrado no que é possível fazer e não o que gostaríamos de fazer de uma só vez.

Se cada presidente resolvesse alguma questão importante o país caminharia para frente e não de lado como está. Se o Estado interferisse menos no nosso cotidiano e no nosso bolso, o país andaria mais rápido e teríamos aquele tão desejado aumento de emprego e renda.

Eu votei no prefeito Serra na eleição para presidente e para prefeito. Só que votei esperando que ele respeitasse o seu mandato até o fim. Não há necessidade dele largar a prefeitura de São Paulo no início para tentar se eleger presidente existindo várias alternativas no seu partido.

Eu admiro o político José Serra pela sua carreira e tudo de bom que fez. Só acho que ele deve arcar com o ônus da sua escolha. Quando ele se candidatou a prefeito ele escolheu não ser presidente agora. Acho que ele vai decepcionar muita gente se deixar São Paulo na mão para disputar essa eleição”,
Helena Marcal - helenamarcal2006@hotmail.com

***

”Primeiro ponto interessante é discorrermos sobre dois nomes de peso, pré candidatos de grande expressão política, com capacidade administrativa e outras qualidades necessárias. O bom é que não estamos neste caso optando ou opinando pelo menos ruim.

O meu candidato a presidente é o Sr. Geraldo Alckmin, veja só não estou desqualificando o Serra, explicarei melhor a minha posição.

O Sr. Geraldo, veio de vice de um grande governador, Sr. Mário Covas, um trator administrativo. O Sr. Geraldo assumiu o governo após falecimento prematuro, do Sr. Mário Covas, terminou o mandato bem e conseguiu se reeleger com todos os méritos e partiu para o segundo mandato com seriedade, sem alarde, aprendendo conviver e resolver os problemas do nosso estado. Falhou em alguns pontos? Sim, não é
perfeito (FEBEM é uma pedra grande no sapato), mas teve muito mais méritos e feitos. (Comentário extra partidário: Como é a vida: o Maluf também teve um problema e vive por ai, o Sr. Mário Covas teve e foi fatal, porque os bons partem antes?).

Continuando, o Sr. Geraldo deixa como governador o Sr. Claudio Lembo, PFL, sigla nada confiável, mas nestes tempos qual é? O sr. Cláudio, cumpre bem seu papel de vice, ou seja, não atrapalha o governo, fica quieto no seu canto, acredito que o vice faça alguma coisa mas não sei o quê. Acredito que o Sr. Claudio não irá querer imacular o resto do governo, não irá ceder a sanha dos caciques do PFL (Deus assim o permita e o ilumine)

O Sr. Serra, está iniciando o seu mandato, começou muito bem, deixa a administração petista Dona Marta, já no esquecimento. A sua administração é perfeita ? Não; tem alguns pontos que tem que acertar, dentre os mesmos gostaria de ressaltar: Tirar os mendigos das praças e outros pontos (existe solução para eles sim tem que querer e faze-los seguir as normas), acabar com o pessoal que joga entulho em tudo que é rua, São Paulo está parecendo um depósito a céu aberto, reeducar e orientar os pichadores a tratar melhor a cidade, reeducar os marronzinhos a serem disciplinadores de trânsito e não autômatos preechedores de talões de multa. Sinto delongar sobre assuntos pontuais como os acima, mas a somatória de detalhes, gera problemas de grande vulto. Cada item acima é tema para sugestões de solução para outros e-mails.

Continuando, o Sr. Serra, tem a meu ver que passar integralmente pela prefeitura para realizar um governo competente, mostrar a que veio, acertando todos os pontos acima e inclusive se reeleger para mais um mandato, impedindo novos aventureiros, pelo menos por mais quatro anos, porém com novo vice. Sim, novo vice, de preferência colocar um nome bom do PSDB, para aprender, dar continuidade a um trabalho sério na prefeitura como o titular.

Sim senhor, mais um mandato, a cidade de São Paulo é uma potência, adquire-se sendo o seu prefeito uma grande experiência que será necessária para vôos maiores. O Sr. Serra, deixando agora a prefeitura, estará verde para ser presidente e deixará sua cadeira a um vice não confiável, Sr. Kassab, que a meu ver não tem condições para administrar São Paulo, a minha cidade não merece um prefeito do “naipe” de Sr. Kassab, a turma do PFL, vai aprontar demais. São Paulo não merece a seguinte seqüência tenebrosa: Maluf, Pitta, Marta e Kassab, é demais. Por isso é que o Sr. Serra deve continuar como prefeito. O Sr. Serra deve ter paciência, abrir mão da candidatura, chamar seus correligionários e tratar de apoiar o Sr. Geraldo, ater-se de corpo e alma a prefeitura de São Paulo que muito tem a fazer”,
Fernando Pastore Junior - sempreclaro@gmail.com

***

”O Serra é tudo que São Paulo precisa, acima de tudo é um executivo, portanto interromper o mandato como seu eleitor eu ficaria frustrado.

Geraldo Alckmin, também é um executivo e precisa do PSDB um ato de humildade dos grandes caciques para que venha a ganhar espaço nacional. Em suma, raramente temos dois bons candidatos, portanto é possível pensáramos em quatro anos para cada um, sendo que o Serra teria que neste momento abdicar das pretensões ao Governo Federal, esta é minha opinião hoje.

Outro assunto: minhocão. Parece que ouvi que o Serra disse que este assunto é para o próximo prefeito, pelo amor de Deus agora que eu achei, que alguém abraçaria esta causa, enfim isto é verdade?”,
Amaury Marinho - amaury.marinho@terra.com.br

***

”Apresento minha opinião sobre se o Prefeito Serra deve ou não ser candidato à Presidência da República. Na minha opinião não deve ser. E explico por quê: 1º) Esta sendo um ótimo Prefeito confirmando a sua condição de bom administrador, homem honesto e competente.

2º) São Paulo precisa dele. A cidade esta carente, sofrida depois de anos de administrações de baixa qualidade, desfocadas do cerne da questão e ele esta mostrando que têm uma visão de conjunto e comprovando ser um gestor público que planeja e executa com os pés no chão e os olhos na linha do horizonte.

3º) Por que nós o elegemos para consertar a cidade, com um mandato de quatro anos e este é um período mínimo para que a cidade entre nos eixos e tome o rumo da boa gestão pública e;

4º) Finalmente, the last but not the least, o senhor José Serra assumiu perante os paulistanos um compromisso de permanecer por quatro anos a frente da Prefeitura de São Paulo. Se ele falhar com este compromisso, a meu ver, terá traído a minha confiança de eleitor e nunca mais terá meu voto”,
Antonio Sodré

***

”Como muitos paulistas, na época da campanha eleitoral para prefeito de São Paulo, fiquei apreensivo, com a tendência de que o Sr. José Serra, seria nosso prefeito. Pois, o que seria nosso vice-prefeito, tratava-se de uma pessoa do PFL, partido pelo qual os paulistas não têm muita simpatia, e ainda por cima o mesmo sofria processos por enriquecimento ilícito. Além do que, uma maioria arrasadora, sequer sabia quem era esse tal de Sr. Kassab.

Nunca entendi, como um partido que sempre se disse do bem como o PSDB, ter vinculo de partido AMANTE com o PFL. Partido amante, porque quem acompanha política ha alguns anos, sabe de todas as chantagens que o PFL já fez com o PSDB, como na época da aprovação da reedição da CPMF, e muitos projetos. Mas mesmo assim, dizem ser um casamento perfeito (risos).

Mas voltando a sucessão presidencial, lembro que em um debate ou uma entrevista coletiva, ao ser indagado sobre os problemas de ter um Vice-Prefeito de nenhum agrado dos Paulistas, o Sr. José Serra prometeu com veemência que não seria Candidato a presidente e que cumpriria seu mandato até o fim (promessa de campanha).

Será que além de descumprir mais uma promessa de campanha, o Sr. José Serra que tenho um certo apreço, irá nos fazer engolir um prefeito que não nos significa nada?

Todos sabemos que existem composições partidárias, mas “snookar” os paulistas dessa maneira, é traição e falta de amor por São Paulo”,
Alberto Ribeiro, São Paulo (SP) - Albertobehh@aol.com