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Keila
Baraçal
A desigualdade social de São Paulo fez com que os integrantes
do Movimento Nossa São Paulo entendessem as novas necessidade
da cidade. Por isso, concluíram que seria preciso elaborar
a chamada Cesta Básica de Serviço. Todos os
96 distritos da capital deveriam ter locais como Centro Integrado
de Cidadania, Poupa Tempo, delegacia, cartório e fórum,
o que facilitaria a mobilização das pessoas.
Esta é uma das mais de 600 propostas que serão
debatidas no 1º Fórum Nossa São Paulo,
previsto para acontecer de hoje a domingo no Sesc Vila Mariana.
Maurício Broinizi Pereira,
coordenador executivo do Movimento, explica que a questão
é tão complexa que, depois do Fórum,
haverá um seminário com especialistas para debater
o assunto. No entanto, dados oficiais, já divulgados
no mês passado pelo Observatório Cidadão
Nossa São Paulo, mostram que regiões periféricas
da cidade, como as extremidades das zonas norte, sul e leste
não apresentam qualquer tipo de unidades de cultura,
tampouco de serviços. “A responsabilidade precisa
ser compartilhada. Se você melhora a qualidade de vida
da comunidade, o município inteiro sai ganhando”,
argumentou o coordenador.
Mais dados do Observatório
As medidas acima ajudariam também a concentrar as pessoas
nos bairros, diminuindo assim o fluxo no centro da cidade.
Proposta que colabora com a melhora da mobilidade social que
foi apontada pelo Observatório como tendo seu ponto
critico na questão do transito. De 2000 para 2005 (parte
do tempo em que o trânsito paulistano foi estudado),
a média de congestionamento nos horários de
pico aumentou. Os números mostram, por exemplo que,
em 2003, a cidade tinha 100 quilômetros de congestionamento
no horário de pico da tarde. Em 2005, neste mesmo período,
a quilometragem do engarrafamento subiu para 116.
Os estudos apontam também a
diminuição da velocidade média do trânsito
da capital. Enquanto que em 2003, a agilidade do tráfego
de manhã era de 19 km/h, o mesmo período de
2004 apresentou uma diminuição - velocidade
média do trânsito foi para 17 km/h.
Outros dados sobre a mobilidade urbana
na capital podem ser encontrados neste link.
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