Erika Vieira
Projetos de inclusão social pela música estão
gerando bons resultados no Brasil. Duas pesquisas recentes
comprovam que as crianças e jovens participantes demonstram
melhor desenvolvimento escolar.
No Estado de São Paulo o estudo foi realizado com
48 mil alunos do Projeto Guri – curso musical oferecido
pela Secretaria Estadual de Cultura. O instituto de pesquisa
Via Pública levantou, no final de 2006, que 62% dos
participantes consideram que tiveram o rendimento escolar
melhorado depois que ingressaram na iniciativa.
Ao selecionarem uma nota, entre 0 e 10, para dizer o quanto
o projeto é importante para sua formação
como pessoa, a média obtida foi 9,6. Os pais concordam.
Para 96% o projeto contribui muito para a formação
dos seus filhos. Eles relatam que as crianças ficam
mais confiantes, alegres e calmas.
Quando questionados por que ingressaram no Guri, mais da
metade dos jovens disseram que foram incentivados por quem
já estava no projeto.
Resultados semelhantes são encontrados na pesquisa
feita com os participantes do Tim Música nas Escola
– programa de música patrocinado pela iniciativa
privada e aplicado em crianças a rede pública
de ensino. O economista brasileiro Flávio Comim, pesquisador
da Universidade de Cambridge, Inglaterra, trabalhou com 8
mil crianças do Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Porto
Alegre, Belém, Florianópolis, Ribeirão
Preto e São Paulo.
Comim comparou jovens participantes com os não participantes,
e chegou a conclusão de que alunos do projeto atingem
uma taxa de desenvolvimento 19% acima dos outros estudantes.
O Guri
O Projeto Guri possui 375 pólos em todo o Estado de
São Paulo. Criada em 1997, atende jovens de baixa renda,
e adolescentes da Fundação Casa (antiga FEBEM).
A iniciativa cultural de inclusão social por meio da
música é reconhecida internacionalmente, prova
disso, é ter sido a única instituição
brasileira convidada a participar da 1ª Conferencia Orquestral
da África do Sul, em 2005. O Ministério da Educação
também considerou, em 2002, a melhor experiência
para representar o país perante a Nações
Unidas.
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