HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

05/10/2005
Parceria Prefeitura-Senac dá bolsas

O Brasil é o país com a segunda maior população negra do mundo. Porém, de acordo com pesquisa realizada pela FASE (Federação para Assistência Social e Educacional de São Paulo), a possibilidade de um negro ingressar na universidade é de 18%, enquanto esta possibilidade para os brancos é de 43%. Ainda existe uma dificuldade de inserção do negro e sua ascensão em áreas tradicionalmente elitistas, como o ensino superior e, conseqüentemente, o mercado de trabalho de maior status social.

Colocando em prática a política de oportunidades, a Secretaria de Participação e Parceria, através da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, em parceria com o Senac, oferece bolsas de estudo para afro-descendentes e indígenas. O auxílio do projeto Bolsas SEPP/Senac varia de 40% a 80% do valor do curso e as inscrições podem ser feitas durante todo o ano, já que o Senac oferece cursos de curta duração com início em diversas datas. A concessão de bolsas integra o programa de ações afirmativas criado para combater a desigualdade racial no município.

Os cursos técnicos inclusos no programa são nas áreas de informática, comunicação e artes, saúde, turismo, hotelaria, gastronomia e nutrição, lazer e eventos, urbanismo e paisagismo, educação, moda, decoração e design de interiores, administração e negócio, meio ambiente e segurança e saúde no trabalho. Os cursos livres são nas mesmas áreas e são oferecidos também cursos de idiomas e de terceiro setor.

O benefício tem os méritos de promover a inclusão social e aumentar a auto-estima dos jovens. É o caso de Solene Rosa Luz, de 22 anos, moradora da zona Norte. Ela trabalha como assistente comercial para ajudar no sustento da família e todos os dias sai de casa às seis horas da manhã e trabalha até às seis da tarde. Em vez de voltar para casa após o trabalho, Solene vai direto para o curso de Radiologia Médica no Senac Tiradentes.

Solene sempre sonhou com este curso. "Vivia pesquisando preço, mas nunca tive condições de fazer", diz. Ao entrar no site do Senac ela encontrou o anúncio para inscrições de bolsas de estudo. "Peguei todas as informações que precisava e fui atrás", conta ela. Não demorou muito para ter a resposta de que obteve 80% de bolsa. "Foi um presente", comemora Solene, ressaltando que paga o que pode pagar. Após o termino do curso, ela quer conquistar um espaço na área de saúde e também fazer faculdade de fisioterapia.

Outro exemplo é Carlos Norberto Ribeiro, de 29 anos, que faz Inglês Básico no Senac Consolação. Ele faz parte dos 400 bolsistas beneficiados pelo projeto Bolsas SEPP/Senac. Foi por intermédio dos amigos que Carlos ficou sabendo do benefício. Hoje, está no terceiro módulo, com 50% de bolsa. "Consegui a bolsa para o primeiro módulo e para o que estou cursando agora, o terceiro". No segundo módulo, Carlos não obteve desconto e, de acordo com ele, "foi difícil para pagar". Atualmente, ele procura emprego e cursa faculdade de contabilidade.

Adriana Aparecida da Silva, 25 anos, sonha em trabalhar com o que, hoje, é apenas um hobby. Todos os dias, entre 8h00 e 18h00, ganha a vida como vendedora de cesta básica. Às 19h00 em ponto está na sala de aula, no curso técnico em massoterapia do Senac Vila Prudente. "É difícil conseguir trabalho com o que gente gosta", diz Adriana. "Essa bolsa trouxe uma nova expectativa para a minha vida". Seis meses atrás ela obteve a bolsa de 60%. Não fosse o desconto, suas esperanças de uma vida melhor continuariam reduzidas. "Não poderia nem pensar em fazer o curso", diz ela. "Na minha casa, sou a única que trabalha".

Para conseguir a bolsa, os candidatos devem procurar a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra para se cadastrar e agendar entrevista. A inscrição é aberta a residentes no município de São Paulo e o interessado deve comparecer à entrevista levando documentos de identificação e comprovante de renda.

A avaliação é feita baseada em critérios sócio-econômicos, como comprovante de renda familiar, tipo de moradia, despesas fixas mensais. Os candidatos devem ter disponibilidade de realizar trabalho voluntário por um período de três horas semanais junto a espaços de Educação, Saúde, Direitos Humanos e entidades indicadas pela Secretaria com a intenção de fazer o candidato integrar-se a sua comunidade e despertar o exercício da cidadania.

Serviço:
Secretaria de Participação e Parceria
rua Líbero Badaró, 119
Telefones: 3113-9744 / 3113-9752
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cone



As informações são do portal da Prefeitura de São Paulo

   
 
 
 

ANTERIORES
30 /09/2005
 Vila Yara: COC promove Cinema 3D no Shopping Continental
29/09/2005 COC Vila Yara oferece Simulado para a Fuvest