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SAIBA MAIS
Conceito tem origem na década de 60
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O conceito de "site specific" remonta às experiências
de intervenção em espaços
naturais ou urbanos nos
anos 60 e 70. São obras que
configuram uma situação
espacial específica, levando
em conta as características
do local, e que não podem
ser apreendidas senão ali.
Emblemática é a obra
"Lightning Field" (1977), de
Walter de Maria: 400 vigas
de aço inoxidável com pontas afiadas instaladas em
área do deserto do Novo México (EUA) com grande incidência de relâmpagos em
época de tempestades.
Para o curador Martin
Grossmann, é com o artigo
"A Escultura no Campo Expandido" (1978), da crítica
de arte norte-americana Rosalind Krauss, que surge o
instrumental teórico para
entender a "land art" como
uma extrapolação do campo
tradicional da arte.
"As intervenções na paisagem constituem um primeiro momento do "site specific", o deslocamento dos registros para o espaço do museu, um segundo", explica.
E haveria ainda um terceiro momento em que o "site
specific" não está mais no espaço referente nem no institucional, mas no campo da
informação (internet e publicações). "Trata-se de "site
specific" extrapolado."
(JM)
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