São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST invade com 1,2 mil famílias área no Pontal

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram ontem uma fazenda localizada ao lado da área da multinacional americana Duke Energy, que já havia sido invadida pelo movimento na última quinta-feira em Sandovalina, na região do Pontal do Paranapanema (extremo oeste de São Paulo).
De acordo com Láercio Barbosa, da coordenação estadual do movimento, cerca de 1.200 sem-terra invadiram a fazenda São Domingos, no final da manhã. Dois tratores foram utilizados pelos invasores para destruir uma plantação de sorgo da fazenda. Alguns funcionários da propriedade apenas acompanharam a ação dos sem-terra à distância.
O advogado dos proprietários da fazenda São Domingos, Coraldino Vendramini, afirmou que pedirá amanhã a reintegração de posse da área. "É um absurdo que a Polícia Militar não tenha impedido essa invasão", declarou.
Para Barbosa, a invasão de ontem foi um "resgate da cidadania". Segundo ele, "em 97 os sem-terra foram recebidos a tiros quando tentaram invadir a área e sete trabalhadores rurais ficaram feridos". Barbosa disse ainda que a destruição da plantação de sorgo da fazenda foi em razão da necessidade de ser plantado milho, mandioca e feijão pelo MST na área. (CRISTIANO MACHADO)

Texto Anterior: Campo minado: Invasão no Paraná deixa um sem-terra morto e seis feridos
Próximo Texto: Comércio internacional: OMC destrava negociações e fecha acordo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.