São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulistano troca SP por Serra Pelada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SERRA PELADA

O paulistano Rui José dos Passos, 54, um dos primeiros garimpeiros a chegar no garimpo, é um apaixonado por Serra Pelada e diz que não troca o local por morar em São Paulo. "Acompanho a situação da violência em São Paulo pela TV e vejo que é muito pior do que aqui. Não troco Serra Pelada por São Paulo, nem que me paguem uma viagem de volta."
Nascido no bairro de Santana, na capital paulista, Passos conta ter chegado em Serra Pelada abrindo caminho na mata em 1980, acompanhado por um grupo de 50 pessoas. "Estava procurando a Serra dos Carajás para trabalhar no garimpo e acabei parando em Serra Pelada. Além de ser menos violento que São Paulo, o ar daqui não é poluído."
Passos vive hoje do que ganha -cerca de R$ 200 por mês- em um comércio de variedades.
O garimpeiro diz ter extraído cerca de 30 quilos de ouro durante os 23 anos em que está na área, mas gastou tudo em investimentos no próprio local.



Texto Anterior: Garimpeiro cobra direitos
Próximo Texto: Saiba mais: Polícia Militar ocupa a região e baixa lei seca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.