São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Quarto que incomoda
Ciro Gomes (PPS) preocupa mais aos tucanos do que Anthony Garotinho (PSB). O ex-governador do Rio, na avaliação dos serristas, perderá fôlego com o início do horário eleitoral, em agosto -terá pouco tempo na TV e não dispõe de grande estrutura partidária.

Otimismo tucano
Além de contar com a estrutura e o tempo de TV da Frente Trabalhista (PTB-PDT-PPS), Ciro tem discurso mais consistente do que Garotinho, segundo os tucanos. Para eles, será contra o ex-ministro da Fazenda que Serra disputará a segunda vaga na fase final da eleição.

Deixa que eu deixo
Está virando moda entre os pré-candidatos à sucessão: diante de temas incômodos, como financiamento de campanha, preferem responder com outra pergunta: "Por que vocês [jornalistas" não perguntam isso para fulano ou sicrano?".

Efeito contrário
A TFP (Tradição, Família e Propriedade) lançou um manifesto aconselhando seus seguidores a não votar em Lula. Com o título de "O neo-Lula: dá para acreditarmos nele?", o texto afirma que as mudanças no discurso e na aparência do petista são apenas "cálculo político para tentar chegar ao poder".

Terrorismo religioso
Para a TFP, Lula ainda é um político "marcado por um forte esquerdismo de cunho revolucionário e pela admiração ao regime comunista de Cuba". O manifesto termina com um pedido à padroeira do Brasil: "Que Nossa Senhora inspire o Brasil cristão a discernir e rechaçar o lobo com pele de ovelha".

Começo no começo
O primeiro comício de Ciro Gomes será em Sobral (CE), cidade onde o ex-ministro da Fazenda foi criado, em data a ser definida. O último evento da campanha deverá ser em SP.

Chave dos cofres
O deputado federal Alexandre Cardoso (RJ), secretário de Finanças do PSB, foi escolhido para ser o tesoureiro da campanha de Anthony Garotinho (RJ) à Presidência. Na eleição de 1998, Cardoso integrou a equipe que cuidou das finanças de Lula.

Bandeira feminina
Uma grupo de entidades feministas lançará na sucessão um plano de governo para as mulheres. O evento será em Brasília, entre 6 e 7 de junho. Cerca de 2.000 mulheres participam dessas ONGs, que prometem apoiar o candidato que se comprometer com suas propostas.

Política econômica
A plataforma eleitoral feminina defenderá o trabalho doméstico com seguro desemprego e FGTS e uma reforma agrária com garantia de direito à terra; criticará o modelo econômico neoliberal e pedirá uma política internacional comprometida com o fim dos acordos com o FMI, Banco Mundial e OMC.

Ao sabor do vento
Comentário de Artur da Távalo (PSDB-RJ), líder do governo no Senado, reclamando a colegas de não ter sido convidado para a reunião do comando da campanha de Serra, dias atrás: "Num dia, você é a pessoa mais importante do mundo. No outro, nem existe mais".

Máquina sindical
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) está orientando seus 3.200 sindicatos pelo país a organizar comitês de apoio a Lula (PT). A CUT tem cerca de 7,5 milhões de filiados.

Lista tríplice
O presidente da CPI do INSS, Eduardo Paes (PFL-RJ), recebeu a informação de que, além de Laura Carneiro (PFL-RJ), dois deputados fluminenses são investigados pelo Ministério Público por participar de supostas irregularidades no INSS.

TIROTEIO

Do líder do PT na Câmara, João Paulo Cunha (SP), sobre o marqueteiro Nizan Guanaes ter dito que usaria a razão na campanha de José Serra, contra a emoção de Lula e Duda Mendonça, mas logo mostrou o tucano brincando com um bebê:
- Pelo jeito, Nizan Guanaes usou tanto sua razão para obter um canal de TV do governo que ficou sem argumentos para a campanha de José Serra.

CONTRAPONTO

Alimento espiritual

Em 1980, quando da visita do papa João Paulo 2º ao Brasil, um grupo de sindicalistas que meses atrás participara da criação do PT, como Lula e Olívio Dutra, e de religiosos de esquerda, como Frei Betto, foi se encontrar com o papa no colégio Santo Américo, em São Paulo.
O grupo foi orientado a esperar na capela do colégio até o momento da audiência. Passaram-se quatro horas e nada. Todos estavam famintos, pois não sabiam que teriam de esperar tanto. De repente, um seminarista entrou na capela com uma bandeja cheia de pequenos envelopes de plástico, oferecendo-os aos convidados.
A capela estava escura, e todos acreditaram se tratar de amendoins. A fome era enorme. Lula foi o primeiro a atacar. Assim que deu a primeira mordida, parou. Com a boca cheia, advertiu, para delírio geral:
- São terços...



Próximo Texto: Eleições: PMDB e PSDB rumam para aliança sob assédio do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.