São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Vou fazer meu sucessor", diz Lula em festa no ABC

Petista sugeriu que metalúrgico peça reajuste DA REPORTAGEM LOCAL

A festa de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ontem, em São Bernardo do Campo, foi o cenário escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para inaugurar sua participação direta na campanha eleitoral. Lula assegurou que subirá no palanque "da companheira Marta lá em São Paulo" e dos candidatos petistas da região do Grande ABC e, sob gritos entusiasmados e aplausos de um ginásio de esportes lotado de metalúrgicos e com alguns dirigentes petistas, disse: "Não está na minha testa, mas escrevam: eu vou fazer a minha sucessão e vamos eleger alguém da nossa confiança para dar seqüência a tudo o que fizemos".
Foi no Sindicato dos Metalúrgicos, presidido por ele em dois mandatos sucessivos, que Lula iniciou sua carreira política, ainda nos anos 70, na condição de líder de grandes greves operárias.
Ontem, Lula pareceu reassumir por alguns minutos o posto de dirigente sindical. Em uma passagem de seu discurso, exortou os metalúrgicos a exigirem aumentos salariais: "É em época de crescimento econômico que se exige aumento. Em época de recessão, o que a gente pode esperar é desemprego. Eu sei que estou me metendo na área do companheiro Sérgio Nobre, mas é hora de exigir", disse o presidente.
O clima de comício já tinha iniciado antes da fala de Lula. Nobre, o novo presidente do sindicato, discursou prometendo o empenho dos metalúrgicos na sucessão presidencial. Apontando para a diretoria recém-empossada e para a platéia, Nobre disse: "Esse é o exército que impedirá a volta ao poder daqueles que diziam que eram os direitos trabalhistas o principal obstáculo ao crescimento do país".
Segundo a diretoria dos metalúrgicos, a festa de posse, organizada no clube da Associação dos Funcionários da Ford, foi possível graças à venda de 5.000 ingressos a R$ 10 cada um. Churrasquinho, bebidas e show da banda Ultraje a Rigor estavam incluídos no pacote.


Texto Anterior: Marta apresenta programa detalhado, mas excede orçamento sem citar fonte de verba
Próximo Texto: Eleições 2008 / São Paulo: Sem programa, Kassab promete continuidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.