São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TOUR PRESIDENCIAL

Retomada da economia esquenta participação de ministros

Lula visitará cidades que são cruciais para petistas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após um tour pelas principais capitais petistas nos últimos dois meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem prevista na agenda mais uma maratona por cidades consideradas estratégicas para o PT nas eleições de outubro.
Somente na semana passada, as viagens feitas pelo presidente tiveram como destino cidades paulistas governadas pelo PT ou de interesse eleitoral para o partido: foram o caso de São Paulo e Piracicaba (interior paulista), governadas respectivamente pelos petistas Marta Suplicy e José Machado, e Osasco (Grande São Paulo).
Além de ser a cidade do presidente da Câmara dos Deputados, o petista João Paulo Cunha, que tem se empenhado pela eleição do deputado estadual Emídio de Souza, Osasco é um dos principais municípios da Grande São Paulo e um dos maiores colégios eleitorais do Estado.
O presidente deslocou-se de Brasília para Osasco, na sexta-feira, só para participar das comemorações de aniversário de uma fábrica. Emídio estava no evento.

Andanças
Para este mês, já estão previstas andanças tanto por cidades governadas pelo PT, como Campinas e Recife, quanto por aquelas onde candidatos apoiados pelo presidente têm exibido Lula como garoto-propaganda para se alavancarem nas pesquisas. É o caso de Manaus, por exemplo.
No próximo dia 18, na véspera do embarque a Nova York, o presidente deve passar mais uma vez pela capital paulista. Um dia antes, pretende dar um pulo em Recife, do petista João Paulo, candidato à reeleição.
Em Campinas, no dia 14, o presidente pode inaugurar nova ala do aeroporto de Viracopos. Os petistas querem emplacar na agenda outra visita do presidente pela cidade para dar uma força à candidatura do deputado federal petista Luciano Zica, que está em quarto lugar na disputa, de acordo com pesquisa Ibope realizada entre os dias 20 e 22 de agosto.
Segundo a pesquisa, registrada na 33ª Zona Eleitoral de Campinas sob o número 03/ 2004, Carlos Sampaio (PSDB) lidera com 32%, seguido por Dr. Hélio (PDT), 22%, Jonas Donizete (PSB), 9%, Luciano Zica (PT), 8%, e Fernando Quércia (PL), 3%. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais.

Cabos de peso
Num momento em que a economia está se reaquecendo, a visita do presidente e de ministros a redutos eleitorais torna-se cada vez mais disputada pelos candidatos, que se infiltram nos eventos de Lula devidamente aparados por seus fotógrafos e suas equipes de vídeo.
No dia 15, em Manaus, o presidente Lula pode se encontrar com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, numa rodada de negociações entre os dois países. A visita recebeu destaque no site de Vanessa Grazziotin, candidata do PC do B que tem o apoio do PT. No site dela, além da mensagem de apoio de Lula, há o destaque para a passagem do presidente por lá.
Das 11 capitais visitadas neste ano, seis são governadas pelo PT. Nos últimos dois meses, o presidente visitou as principais capitais petistas: além das recorrentes idas a São Paulo, esteve em Belo Horizonte, cujo prefeito Fernando Pimentel é candidato à reeleição, e, pela primeira vez no ano, em Porto Alegre, que tem como candidato o petista Raul Pont. (JULIA DUAILIBI e EDUARDO SCOLESE)


Colaborou MAURÍCIO SIMIONATO, da Agência Folha, em Campinas


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Fogo cruzado: FHC diz que, "explosivo", Dirceu faz "má política"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.