São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / PROPAGANDA ELEITORAL

Só na TV, Serra declara apoio a Alckmin

DEM comemora depoimento, por avaliar que tucano não mostrou "entusiasmo"; Kassab também usa imagem de governador

Palavra "coragem" é usada pelas campanhas dos três principais candidatos, numa tentativa de ajudar eleitor a definir quem tem o atributo


DA REPORTAGEM LOCAL
EM SÃO PAULO

O governador José Serra (PSDB) declarou na noite de ontem, no horário eleitoral, apoio a Geraldo Alckmin, candidato a prefeito pelo partido. Seu depoimento, porém, foi focado na trajetória do partido.
"Eu e o Alckmin participamos da luta do PSDB. (...) Nesses 20 anos, o PSDB já acumulou uma história. (...) São exatamente a história do PSDB, o espírito do nosso partido e as qualidades do seu candidato que me levaram a apoiá-lo", disse Serra na gravação.
A produção do vídeo não teve a participação da equipe de campanha de Alckmin e foi enviada pelo governador.
Serra não apareceu ao lado do candidato, mas sozinho. Ele surgiu, contudo, ao lado de Gilberto Kassab (DEM) em seu programa, com imagens da época em que Serra era prefeito e o democrata, seu vice.
A exibição do depoimento do governador foi comemorada tanto no comitê de Alckmin como no de Kassab -os democratas consideraram que Serra "não mostrou entusiasmo".
Cerca de 200 militantes tucanos comemoraram de maneira efusiva a declaração de apoio. Na platéia, Alckmin sorriu e levantou os braços. "Ele [Serra] sempre esteve na campanha. É um companheiro de partido, mas é importante termos diálogo com outras siglas."
No comitê central da campanha, Kassab viu o programa rodeado de secretários municipais e subprefeitos. Tucanos históricos, os secretários Clóvis Carvalho (Governo) e Januário Montone (Saúde) colaram adesivos da campanha no paletó. Todos aplaudiram. Quando Serra apareceu no programa de Alckmin, o burburinho foi imediato. A análise da coordenação de campanha do democrata foi que ficou claro que Serra não está 100% com o tucano.
Kassab achou "natural" a participação do governador no programa de Alckmin. "Ele [Serra] sempre demonstrou apreço por mim e confia no meu trabalho", afirmou.
Alckmin, questionado sobre o fato de Serra ter aparecido mo programa de Kassab, também minimizou: "Não tem nenhum problema. É natural que governos tenham boas relações".
Sem Serra no horário vespertino, Alckmin contou com Fernando Henrique Cardoso, que desejou "sorte ao Geraldo".

Lula e Marta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva surgiu ao lado da petista Marta Suplicy. Lula recebeu Marta em Brasília no domingo para gravar o programa. O apadrinhamento de Lula é mais eficiente para puxar votos em São Paulo do que o de Serra, de acordo com Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. O presidente teve 44% de avaliação ótimo/bom na capital paulista (março de 2008), contra 36% do governador (novembro de 2007). Além disso, Lula é um padrinho mais interessante nesta eleição do que na anterior. Em 2004, contava com 32% de ótimo/bom na cidade.

Coragem
A palavra coragem foi muito utilizada pelos três principais candidatos. No programa petista, apareceu quatro vezes, além de "corajosa". No do democrata, teve "coragem" e "corajoso", uma vez cada uma, e "pulso forte" duas vezes. Alckmin usou "coragem" no refrão do jingle, repetido três vezes. A estratégia pode estar relacionada ao fato de o paulistano não ter uma definição muito clara de qual deles tem mais "coragem", segundo pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha em julho.
Os três candidatos tiveram desempenho semelhante quando o eleitor respondeu à pergunta "Qual candidato é o mais corajoso?": Marta teve 24%, Maluf, 22%, Alckmin, 20% e Kassab, 19%.
"Coragem é algo valorizado pelo eleitor e, como não há definição sobre o mais corajoso, todos querem para si esse bem", diz Paulino. (LAURA MATTOS, RANIER BRAGON, JOSÉ ALBERTO BOMBIG E FERNANDO BARROS DE MELLO)


Texto Anterior: Estudioso vê resistência de parlamentares
Próximo Texto: Audiência da televisão despenca com início do horário eleitoral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.