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54% avaliam programa eleitoral de tucano como ótimo ou bom
DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO
O programa eleitoral de José
Serra (PSDB) é visto como ótimo
ou bom por 54% dos eleitores, enquanto 45% avaliam do mesmo
modo a propaganda na TV e no
rádio de Marta Suplicy (PT).
Serra tem dez pontos a mais que
Marta na disputa pela Prefeitura
de São Paulo, com 51% a 41%. Seu
programa é aprovado por 77% de
seus eleitores, e apenas 2% o consideram ruim ou péssimo. A propaganda de Marta tem exatamente o mesmo grau de aprovação
entre os eleitores da petista, 77%,
e uma rejeição próxima, 3%.
Durante a semana que passou, a
principal figura da propaganda de
Marta não foi a prefeita, mas o senador Aloizio Mercadante (PT),
que tentou "desconstruir" a imagem de Serra, com críticas a seus
projetos e até à sua publicidade na
TV. Nas inserções, muitos ataques ao vice de Serra, Gilberto
Kassab, ex-secretário de Pitta.
No programa de Serra, o que
predominou foram o tom emocional e respostas às acusações do
PT. Para contrabalançar a ofensiva contra Kassab, os tucanos tentaram ligar o vice na chapa da prefeita, Rui Falcão, ao escândalo
Waldomiro Diniz. O vice foi apresentado como "da turma" de José
Dirceu, chefe de Waldomiro.
Especialista
O professor do Iuperj (Instituto
Universitário de Pesquisas do Rio
de Janeiro) Marcus Figueiredo,
62, analisou a campanha para refazer a máxima, consagrada por
Duda Mendonça, de que "quem
bate perde". "Se bater errado, perde", afirma Figueiredo, do núcleo
de Política e Opinião Pública.
O estudioso critica a presença
de Mercadante na TV, que, em
sua avaliação, tem pouco efeito.
"Um negócio maluco. Ela se protegendo, mas o eleitor está ali disposto a pensar, a ouvir o que a
candidata tem a dizer. É inócuo."
Na sua opinião, a tática de ataque a Kassab também não deve
surtir muito efeito. "O eleitor entende como jogo da política. Não
é isso que vai aumentar voto, só se
pegar em um ponto nevrálgico."
Figueiredo afirma, no entanto,
que a propaganda ainda pode
mudar o jogo. "Dez pontos não é
muita diferença. É óbvio que a
tendência está pró-Serra, mas, se
a Marta crescer até a véspera do
debate, o debate pode virar um
trampolim. A dinâmica dos próximos dias é crucial."
(PDL e FM)
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