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Duda prega "paz e amor" e lealdade a Lula
Cartilha do publicitário recomenda a candidatos do PT que não agridam adversários e façam "defesa intransigente" do governo
PLÍNIO FRAGA
DA SUCURSAL DO RIO
A pedido da direção nacional do
PT, o publicitário Duda Mendonça elaborou um manual com conselhos de marketing para os candidatos do partido nas eleições
municipais deste ano.
"Em campanha política, quem
bate perde", escreveu Duda, afirmando que "pesquisas qualitativas e a experiência de muitas
campanhas" comprovam a tese.
O texto, em distribuição para
mais de 5.000 candidatos a prefeito do PT e milhares de postulantes
às Câmaras de Vereadores, traz
dicas de como devem se comportar até em momentos de crise.
"Mantenha-se calmo, mesmo
diante das situações imprevistas e
desagradáveis. Os eleitores aceitam as reações humanas normais.
O que não aceitam é a frieza e a arrogância", analisa o publicitário.
Os ataques a adversários devem
ser utilizados com parcimônia, na
opinião de Duda. "As críticas e as
denúncias devem ser feitas em
tom sério, com provas, sem se
exaltar, sem agredir, sem sensacionalismo nem frases de efeito e
sem ataques pessoais."
Responsável pela política de comunicação do presidente Luiz
Inácio Lula da Silva, o publicitário
colocou a defesa do governo federal no manual do candidato: "As
campanhas do PT deverão ter
uma face nacionalmente unificadora, que é a defesa intransigente
do nosso governo. Apoiar e defender o governo Lula, bem como
estar informado sobre suas realizações, é fundamental para a vitória nas eleições de 2004".
Cuidado
Duda recomenda cuidado.
"Uma expressão errada, uma palavra de menos, ou de mais, uma
frase fora de contexto, e você acaba na TV, no rádio ou no jornal se
defendendo, tentando explicar o
que na verdade quis dizer."
O publicitário diz como descobrir prioridades: "Eleger, a partir
de pesquisas, os temas e conceitos
prioritários a serem tratados pela
comunicação da campanha".
O cuidado com a imagem é um
dos tópicos. "Um cabelo desarrumado, óculos espalhafatosos, um
gestual exagerado vão desviar a
atenção das pessoas do que você
está dizendo", alerta Duda.
O marqueteiro afirma que os
candidatos não podem se limitar
a fazer denúncias. "O eleitor não
quer só diagnósticos. Não quer
saber se o sistema de saúde, o
transporte e o sistema educativo
estão em crise. Quer saber como
vai conseguir, por exemplo, construir ou equipar um hospital onde
não haja fila desde as 5h."
Duda já acertou que comandará
o marketing da candidatura à reeleição de Marta Suplicy em São
Paulo. Também o de João Paulo
em Recife, e o de Ângelo Vanhoni
em Curitiba. O publicitário discute ainda fazer as campanhas de
Pedro Wilson em Goiânia e de
Fernando Pimentel em BH.
Em São Paulo, a cúpula petista
comemorou um acontecimento
recente, já utilizado em favor de
de Marta Suplicy. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, visitou e
elogiou o CEU (Centro Educacional Unificado), principal bandeira do marketing da prefeita.
A declaração de Annan foi gravada e exibida em propagandas
do partido. Criticado pelos pré-candidatos José Serra (PSDB) e
Luiza Erundina (PSB), o CEU
sempre é citado por Duda como
exemplo de obra.
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