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CAMPANHA
Candidato conta com mobilização de evangélicos para chegar ao segundo turno; na TV, Rosinha é principal atração
Garotinho aposta em 'multiplicação do voto'
MURILO FIUZA DE MELO
ENVIADO ESPECIAL A BELÉM
LIEGE ALBUQUERQUE
DA REPORTAGEM LOCAL
O candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho, montou
uma grande estrutura de massificação de sua candidatura entre os
evangélicos para tentar ultrapassar José Serra (PSDB) e chegar ao
segundo turno contra Luiz Inácio
Lula da Silva (PT).
Há 15 dias, 500 pastores evangélicos em todo o Brasil estão fazendo o que o comando da campanha chama de "multiplicação dos
votos". O objetivo é fazer com que
Garotinho consiga até 6 de outubro conquistar 80% dos votos dos
evangélicos, que, segundo assessores, chegam a 20 milhões de
eleitores. A avaliação é de que, ao
atingir a meta, Garotinho chegará
ao segundo turno.
Pela estratégia, cada pastor, chamado de líder-multiplicador, tem
a missão de conquistar 40 eleitores para Garotinho. Os novos
"convertidos", por sua vez, recebem a mesma missão, levando à
"multiplicação" desejada.
Garotinho também faz uma divulgação intensa para atrair novos multiplicadores. Desde a semana passada, em entrevistas e
discursos usa uma linguagem cifrada, direcionada aos evangélicos, em que a palavra multiplicador é citada. Assim como em Teresina anteontem, repassou a
mensagem ontem em Belém.
"Estamos intensificando a campanha, pedindo ao nosso povo
para multiplicar os votos. Temos
certeza, pelas pesquisas que tivemos acesso, que a eleição será decidida por uma diferença boa a
nosso favor", afirmou Garotinho.
A estratégia é coordenada pelo
pastor e empresário J. Rubens, da
igreja pentecostal Comunidade
Vida Abundante, de Brasília. Segundo a coordenadora dos multiplicadores do Pará, Francisca Alves, Rubens já gastou R$ 130 mil
em material de campanha.
Basicamente, o material consiste em um adesivo com o nome de
Garotinho e o número 40 em tamanho maior do que o usado pelos militantes do PSB. "Esses adesivos são diferentes, justamente
para diferenciar os multiplicadores dos militantes do PSB", afirmou o coordenador evangélico de
Garotinho no Pará, pastor Sandro
Rodrigues, da Igreja Quadrangular do Brasil.
Rodrigues diz que em 15 dias arregimentou 400 novos eleitores
para Garotinho no Pará. No período, segundo Francisca, foram
conquistados quase um milhão
de votos no Estado com o trabalho dos multiplicadores. "Já estamos na terceira geração de multiplicadores", afirmou.
Garotinho foi recebido no aeroporto de Belém por 30 pastores.
Rodrigues disse que os gastos
com os atos em Belém, que incluíram o aluguel de um trio elétrico,
foram pagos por evangélicos.
O ex-governador voltou a atacar
Serra e Lula. Ele pediu que o petista explique os gastos de sua campanha. "Quem hoje tem que explicar a campanha mais rica da
história do Brasil é o Lula, porque
ninguém gastou tanto dinheiro
como Lula. Eu, que viajei [todo] o
Brasil, nunca vi tanto outdoor,
tanta bandeira, tantos recursos."
Rosinha
Além do trabalho dos multiplicadores, Garotinho conta com
uma arma caseira: a mulher, Rosinha Matheus, líder nas pesquisas
eleitorais para o governo do Rio,
que nesta reta final se transformará na principal atração do horário
eleitoral do marido.
Rosinha, cujos recursos de campanha já foram direcionados à do
marido, agora virá como cabo
eleitoral, pedindo abertamente
votos a Garotinho. A meta é conquistar o voto das mulheres. Pelo
último Datafolha, Serra tem 20%
na preferência das eleitoras -três
pontos a mais que Garotinho.
Com a estratégia, o comando de
campanha do socialista também
busca reconquistar o eleitorado
do Rio, onde, segundo o Ibope,
apesar da liderança de Rosinha, o
ex-governador perde de Lula na
capital (38% contra 27%) e está
empatado no interior - 31% (Lula) e 32% (Garotinho). O candidato do PSB só ganha na periferia -46% a 26%.
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