Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Entrevista
'Todo cliente quer bom preço e eficiência'
COLABORAÇÃO PARA A FOLHAPara Luiz Manzano, gerente de busca e seleção de empreendedores da Endeavor (entidade internacional de apoio a empresários), uma ideia estranha precisa ser simples e focada no consumidor.
Veja os principais trechos da entrevista.
-
Folha - Uma start-up estranha também pode ter sucesso?
Luiz Manzano - Sim. Mas toda empresa existe para resolver um problema. Isso dá a ela uma vantagem competitiva. Ela cresce aprimorando isso.
Uma inovação radical precisa de técnicas complexas?
Isso é relativo. A Amanco, por exemplo, inventou o tubo amarelinho e canelado de fiação elétrica, um plástico que não pega fogo e é dobrável. Isso revolucionou o mercado, mas foi só uma adaptação do que existia. Já os aparelhos de telefonia móvel foram também uma baita revolução, mas invenções tecnológicas complexas. Uma inovação radical bem-sucedida causa grandes reflexos.
Mesmo sendo uma ideia excêntrica, o empreendedor deve ter um plano de negócios e pensar em todas as condições do mercado?
Exato. O público tem que gostar daquilo. Bom preço e eficiência é o que qualquer cliente quer.