São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ecólogo brasileiro propõe parque de fauna africana

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O ecólogo Mauro Galetti propôs em outro artigo, em 2005, que impalas, elefantes e outros grandes herbívoros africanos fossem soltos no cerrado e no Pantanal. O objetivo seria ocupar nichos ecológicos deixados vagos pela extinta megafauna.
Galetti acredita que a introdução poderia ser feita experimentalmente em áreas restritas usando animais selvagens de circos e zoológicos do país.
De acordo com seu colega Pedro Jordano, porém, antes de tentar algo assim, é preciso entender se o fator limitante para as plantas de megafauna é a falta de dispersores de sementes. "Além disso, existem prioridades mais relevantes hoje do que tentar qualquer tipo de repovoamento em larga escala, como acabar com o desmatamento acelerado e a caça em excesso", afirma Jordano.
Uma proposta semelhante, a introdução de grandes mamíferos africanos nas pradarias da América do Norte, foi apresentada por Josh Donlan, da Universidade Cornell, em 2005. Nos EUA, existe até uma ONG, o Rewilding Institute, criada com esse objetivo. (IZ)


Texto Anterior: Debate sobre extinção opõe teorias sobre caça predatória e mudanças climáticas
Próximo Texto: + Marcelo Gleiser: Medo dos físicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.