São Paulo, terça-feira, 30 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ganhadora do Nobel de Medicina quer reproduzir pesquisas de brasileiros

A neurociência do odor é uma linha de pesquisa ainda incipiente, mas já rendeu um prêmio Nobel, em 2004. Os laureados foram Linda Buck e Richard Axel, que em 1991 publicaram um artigo descrevendo uma grande família de genes que trazem a receita para os chamados receptores olfativos.
As moléculas descobertas pelos cientistas funcionam como "fechaduras" químicas no sistema nervoso e permitem que os mamíferos possam distinguir cheiros diferentes.
Bettina Malnic fez seu pós-doutorado sob orientação de Buck e continuou a trabalhar na mesma linha de pesquisa após se estabelecer no Instituto de Química da USP.
As duas voltaram a se falar há pouco tempo, porque Buck está interessada em reproduzir a técnica de Malnic. "Ela tem um orientando que não está conseguindo expressar alguns receptores [em cultura de células]", diz a brasileira.


Texto Anterior: Paulista faz "nariz" de laboratório
Próximo Texto: Clima: Mercado de carbono tem o primeiro crash
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.