São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vistoria feita por especialistas é fundamental

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não ter o projeto do imóvel a ser reformado complica, mas não inviabiliza a reforma dos ambientes.
Nesses casos, torna-se essencial fazer uma vistoria, elaborada por profissionais especializados, como arquitetos e engenheiros.
Síndicos, vizinhos e ex-moradores também podem ajudar a prever se não haverá problemas em abrir ou derrubar uma parede.
O economista Vladimir Rezende, 32, deparou-se com a falta da planta do imóvel que queria reformar. Para compensar, reforçou a orientação de um arquiteto com a opinião do síndico.
"Ele contou que uma pessoa havia feito a reforma e que não teve nenhum problema." Rezende derrubou três paredes e abriu outra para ampliar o espaço da sala e diminuir o da cozinha.

Dicas
O auxílio profissional também permite contornar sólidos obstáculos, como pilares e prumadas. "Se a prumada for central em uma casa, por exemplo, é possível revesti-la com um pilar e abrir a parede onde ela está. Se houver vigas no caminho, pode-se optar por fazer um forro falso de gesso", sugere o arquiteto Marcos Garrubbo, 43.
Mas ele completa que, mesmo assim, ninguém está livre de surpresas e que elas não significam necessariamente más notícias.
"Em casas antigas, o morador pode, ao derrubar uma parede, descobrir que ela é feita de um material nobre que pode ser reaproveitado, como tijolos do começo do século passado." (BMF)


Texto Anterior: Profissionais mantêm de pé "casos perdidos"
Próximo Texto: Panorâmica - Lançamento: Policarbonato recebe dois novos reforços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.