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CONSUMO
Produtos danificados e atraso na entrega colocam setor de decoração em 3º lugar no ranking de reclamações
Defeito arranha prazer de ter móvel novo
BRUNA MARTINS FONTES
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Para muitos, decorar a casa é
algo agradável, mas comprar móveis pode causar dores de cabeça
maiores do que as de uma obra.
Receber produtos com defeito,
diferentes do escolhido ou ter
problemas com a montagem foram as principais queixas de consumidores do setor em 2002.
O setor moveleiro ocupa a terceira posição no ranking de reclamações, atrás apenas dos serviços
de telefonia e dos bancos, de acordo com levantamento divulgado
neste ano pelo Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do
Consumidor de São Paulo).
"É um dos que mais recebem reclamações há vários anos, e os
problemas se concentram nas lojas mais populares", analisa Sonia
Cristina Amaro, 39, assistente de
direção do Procon-SP. "A área
é problemática porque resiste em
se adequar às regras do Código
de Defesa do Consumidor."
Na outra ponta, Marco Aurelio
Bernardes, 41, supervisor de implantação do Programa de Qualidade do Móvel Brasileiro da Abimóvel (Associação Brasileira das
Indústrias do Mobiliário), que desenvolve selo de garantia para os
móveis, discorda: "A preocupação com a qualidade nasceu justamente das queixas no Procon".
As empresas mencionadas explicam que os defeitos são de responsabilidade dos fabricantes e
podem ser causados pelo transporte, mas afirmam querer minimizá-los.
Defeito de fábrica
Se o móvel for entregue com defeito, o fornecedor tem 30 dias para resolver o problema, segundo o
Código de Defesa do Consumidor. Esse prazo pode variar de 7 a
180 dias, dependendo do combinado, diz Maíra Feltrin, 24, advogada do Idec (Instituto Brasileiro
de Defesa do Consumidor).
Caso a loja não entregue o móvel, pode-se exigir substituição,
devolução da quantia paga (com
correção) ou abatimento proporcional ao valor pago por ele.
A informação sobre prazo de
troca deve estar no contrato de
adesão ou na ordem de pedido.
Algumas lojas fazem contratos
informando as características do
móvel, preço e prazo de entrega.
Mas, na maioria das vezes, o que
vale é a ordem de pedido.
"Na prática, muitos têm problemas porque o vendedor redige
apenas um código. É importante
incluir uma boa descrição na hora
de fazer o pedido", alerta Amaro.
ONDE ENCONTRAR - Idec: 0/xx/11/3874-2152; Procon: 0/xx/11/3824-0446.
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