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OUTRO LADO
Para quem vende, produtos, geralmente fabricados na região Sul, sofrem danos durante o transporte
Viagem longa é a maior vilã, dizem lojas de móveis
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A culpa dos defeitos nos móveis
é principalmente do transporte, e
não só da fabricação. Pelo menos
é isso que argumentam lojas do
setor ouvidas pela Folha. Segundo elas, grande parte dos produtos é fabricada na região Sul e está
sujeita a danos na longa viagem.
As empresas com mais reclamações em 2002 afirmam estar implantando melhorias para solucionar as dificuldades.
A Kolumbus -líder de denúncias no ano passado (311)- afirma que a razão dos problemas
apontados foi a mudança para
um novo centro de distribuição,
mas que agora as dificuldades já
teriam sido solucionadas.
"A empresa está em processo de
qualificação de fornecedores para
obter o máximo de qualidade",
declara Nasser Fares, diretor das
Lojas Marabraz, vice-líder em
queixas em 2002 (106).
Fares também afirma estar treinando sua equipe de freteiros e
inspecionando as mercadorias
por amostragem.
As outras lojas citadas na reportagem afirmam tomar providências rápidas para trocar os produtos com defeitos e também para
treinar sua equipe de transporte e
montagem.
"Fazemos estatísticas de falhas
encontradas nos produtos e as encaminhamos, com as reclamações, aos fabricantes", conta Mauricio Gomes, gerente-geral da Fábrica de Móveis Brasil.
Já nas Casas Bahia, Michel
Klein, diretor administrativo da
rede, ressalva que "são raríssimas
as reclamações por cobrança indevida ou consumidor indevidamente negativado [em sistemas
de proteção ao crédito]. Essas situações ocorrem por duplicidade
de documento, documentos roubados, compra em nome de terceiros e cheque sem fundos".
Sintomas
"A concorrência acirrada faz
com que muitos fabricantes enfoquem o preço. Assim, vários móveis têm boa aparência, mas acabamento ruim", analisa Marco
Aurelio Bernardes, da Abimóvel.
A espessura das chapas que
compõem o móvel é uma característica que merece muita atenção,
segundo Bernardes. "Se tiverem
menos de 1,5 cm, a tendência é de
a chapa curvar e se soltar dos pontos em que está presa."
Também ajuda perguntar sobre
a garantia, já que o programa da
Abimóvel recomenda dois anos
para todos os componentes.
Kleber Suzart, 26, proprietário
da Art Movelaria Design, recomenda atenção com o aglomerado. "Não aguenta a umidade e pode esfarelar e trincar."
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