UOL


São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em silêncio, defeitos abalam as bases da casa

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Usar materiais que não sigam as normas técnicas pode causar estragos que os olhos não vêem, mas a casa sente.
Além dos aspectos facilmente percebidos, como revestimentos que descolam devido à má qualidade da argamassa, ou esquadrias que deixam passar vento e chuva, outros se escondem por dentro das paredes.
No "esqueleto", cimento de má qualidade compromete estruturas de concreto. O mesmo ocorre com madeiras ruins, também suscetíveis ao apodrecimento quando não são tratadas para o contato com o solo.
Os tubos de PVC não-conformes podem sofrer de pouca resistência mecânica e prejudicar a salubridade da água. Nos de cobre, é possível haver falhas no encaixe e na soldagem, ocasionando vazamentos.
Um problema frequente de tijolos, blocos e telhas de cerâmica é achar peças de tamanhos diferentes, o que abre espaço para infiltração no telhado, por exemplo. Telhas fora do padrão certo geralmente sofrem de muita porosidade.
Fabricantes de revestimentos cerâmicos não-conformes declaram ter níveis de resistência (à abrasão, por exemplo) maiores do que realmente possuem e, por isso, não atendem às expectativas de durabilidade.



Texto Anterior: Qualidade: Veja a diferença entre produtos certificados e normatizados
Próximo Texto: Para arquitetos, mercado dá sobrevida ao neoclássico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.