São Paulo, domingo, 18 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

MÃOS À OBRA

Trava de aço protege e deixa portão mais leve

"Estou fazendo um portão de madeira de 1,40 m de altura e 95 cm de largura. Quero empregar peças verticais interligadas duas a duas em posições assimétricas. Gostaria de saber se posso utilizar uma trava diagonal feita com cabo de aço."

Lina Mendonça
São Paulo, SP
 
Resposta
É possível fazer um portão de madeira apenas com peças verticais interligadas duas a duas em posições assimétricas e trava de aço, desde que sejam tomados alguns cuidados básicos.
Os furos que servirão para encaixar os metais de interligação das madeiras não devem ser muito folgados nem muito apertados, para que a madeira não rache na montagem. Durante esse processo, use cola compatível com os materiais e resistente a intempéries, já que o portão ficará exposto ao sol e à chuva.
Outros requisitos são indispensáveis durante a montagem do portão. Ele é feito com encaixes, e, por mais densa que seja a madeira escolhida, a tendência é a de que esses encaixes cedam com o passar do tempo.
A função da trava é frear, prorrogar ou impedir ao máximo esses movimentos. Quanto mais largo o portão, maior a necessidade da trava, pois o único lado preso é o das dobradiças. Sem elas, os agentes físicos fazem com que o portão ceda do lado oposto.


Oscar Shigueyuki Myazaki é diretor e Whilhelmus Deutsch é coordenador do curso de marcenaria do Ateliê da Madeira (0/xx/11/3872-0334)

Cartas para a seção "Sua Reforma" devem conter nome, idade, profissão, telefone, cidade e Estado do leitor, além de uma planta do terreno ou do ambiente, informando as medidas e a localização de portas e janelas, um texto explicando o que pretende fazer no local e fotos. Envie para Folha de S.Paulo, caderno Construção, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP.


Texto Anterior: Lixa prepara o terreno para a ação do rolo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.