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TINTAS
Regularização da parede e escolha das ferramentas adequadas para a aplicação melhoram acabamento da pintura
Lixa prepara o terreno para a ação do rolo
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O bom acabamento da pintura
de paredes, portas e esquadrias
não depende apenas da escolha de
uma tinta de boa qualidade.
Além de ser compatível com as
características do ambiente, ela
deve contar com a preparação
correta da superfície e com a escolha de ferramentas adequadas para realizar a aplicação.
As tintas acrílicas são mais caras, mas menos porosas do que as
do tipo PVA (sigla em inglês para
acetato de polivinil), que têm resina vinil acrílica. Por isso as acrílicas tornam-se mais resistentes à
sujeira, ao sol e à chuva.
Dentro de casa, as acrílicas brilhantes agüentam mais lavagens
por levarem mais resina. Por outro lado, ressaltam as imperfeições da superfície.
"Para saber se a parede está lisa,
encoste uma lâmpada nela e olhe
de lado para ver se há barrigas,
que devem ser lixadas para deixar
a superfície regularizada", sugere
José Alves Cintrão Neto, 52, consultor técnico da Solventex.
Quem pensa em dar um colorido às paredes não pode descuidar
da qualidade. Tintas com pouca
resina e muito pigmento podem
não ficar homogêneas, especialmente quando expostas ao sol.
"Por serem pigmentos orgânicos [têm carbono na composição], o preto e o azul são os que
sofrem mais com as intempéries",
completa Flávio Marchi, 27, coordenador do Paint Quality Institute (Instituto para Qualidade das
Tintas), da Rohm and Haas. "Os
tons terrosos são os mais duráveis
para exteriores", adiciona Javier
Baños, da mesma empresa.
Preparação
Falhas de pintura, como soltar
pó, descascar ou apresentar bolhas e mofo, podem ser evitadas
tomando cuidados básicos com a
área que receberá o revestimento.
Antes de pintar paredes novas, é
necessário esperar que todos os
seus componentes sequem.
"Se a argamassa leva cal, precisa
de 15 dias para secar. O período
aumenta para 28 dias em locais
sem ventilação", exemplifica a engenheira Eliene Ventura da Costa,
38, do departamento técnico da
Otto Baumgart. Sem a cal, deve-se
esperar uma semana.
"Se pintar antes disso, selam-se
os poros da argamassa e aparecem bolhas na pintura."
Um item que não deve ser esquecido é a seladora, que torna a
superfície menos porosa para receber a tinta e deixa a aplicação
mais homogênea.
Umidade
Outra causa de bolhas e manchas escuras na pintura é a umidade que vem de dentro da parede. Não adianta apenas passar a
tinta em cima da mancha, é preciso resolver o problema para que
ele não volte a aparecer.
"O correto é refazer o chapisco,
o reboco e a pintura usando impermeabilizantes, que formam
uma camada espessa contra a infiltração", afirma Costa.
Para resolver o problema de
umidade na parede da garagem
da casa de uma amiga, a professora Kai Loh Uemoto lançou mão
de um expediente curioso. "Pedi
para ela pintar com uma tinta
bem ruim, da mais barata que
achasse", conta.
Ela explica: "Tinta de má qualidade tem pouca resina, por isso é
muito porosa e deixa a parede respirar". Segundo Uemoto, a pintura na superfície -que, por ser interna, não teria problemas com
sol e chuva- resistiu por oito
anos sem apresentar bolhas.
Costa explica que nesse caso a
tinta funcionou como um dreno
para deixar o vapor sair da parede. "Mas, se a pressão de água for
grande, esse tipo de pintura não
terá êxito."
(BMF)
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