São Paulo, domingo, 18 de abril de 2004

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TINTAS

Regularização da parede e escolha das ferramentas adequadas para a aplicação melhoram acabamento da pintura

Lixa prepara o terreno para a ação do rolo

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O bom acabamento da pintura de paredes, portas e esquadrias não depende apenas da escolha de uma tinta de boa qualidade.
Além de ser compatível com as características do ambiente, ela deve contar com a preparação correta da superfície e com a escolha de ferramentas adequadas para realizar a aplicação.
As tintas acrílicas são mais caras, mas menos porosas do que as do tipo PVA (sigla em inglês para acetato de polivinil), que têm resina vinil acrílica. Por isso as acrílicas tornam-se mais resistentes à sujeira, ao sol e à chuva.
Dentro de casa, as acrílicas brilhantes agüentam mais lavagens por levarem mais resina. Por outro lado, ressaltam as imperfeições da superfície.
"Para saber se a parede está lisa, encoste uma lâmpada nela e olhe de lado para ver se há barrigas, que devem ser lixadas para deixar a superfície regularizada", sugere José Alves Cintrão Neto, 52, consultor técnico da Solventex.
Quem pensa em dar um colorido às paredes não pode descuidar da qualidade. Tintas com pouca resina e muito pigmento podem não ficar homogêneas, especialmente quando expostas ao sol.
"Por serem pigmentos orgânicos [têm carbono na composição], o preto e o azul são os que sofrem mais com as intempéries", completa Flávio Marchi, 27, coordenador do Paint Quality Institute (Instituto para Qualidade das Tintas), da Rohm and Haas. "Os tons terrosos são os mais duráveis para exteriores", adiciona Javier Baños, da mesma empresa.

Preparação
Falhas de pintura, como soltar pó, descascar ou apresentar bolhas e mofo, podem ser evitadas tomando cuidados básicos com a área que receberá o revestimento.
Antes de pintar paredes novas, é necessário esperar que todos os seus componentes sequem.
"Se a argamassa leva cal, precisa de 15 dias para secar. O período aumenta para 28 dias em locais sem ventilação", exemplifica a engenheira Eliene Ventura da Costa, 38, do departamento técnico da Otto Baumgart. Sem a cal, deve-se esperar uma semana.
"Se pintar antes disso, selam-se os poros da argamassa e aparecem bolhas na pintura."
Um item que não deve ser esquecido é a seladora, que torna a superfície menos porosa para receber a tinta e deixa a aplicação mais homogênea.

Umidade
Outra causa de bolhas e manchas escuras na pintura é a umidade que vem de dentro da parede. Não adianta apenas passar a tinta em cima da mancha, é preciso resolver o problema para que ele não volte a aparecer.
"O correto é refazer o chapisco, o reboco e a pintura usando impermeabilizantes, que formam uma camada espessa contra a infiltração", afirma Costa.
Para resolver o problema de umidade na parede da garagem da casa de uma amiga, a professora Kai Loh Uemoto lançou mão de um expediente curioso. "Pedi para ela pintar com uma tinta bem ruim, da mais barata que achasse", conta.
Ela explica: "Tinta de má qualidade tem pouca resina, por isso é muito porosa e deixa a parede respirar". Segundo Uemoto, a pintura na superfície -que, por ser interna, não teria problemas com sol e chuva- resistiu por oito anos sem apresentar bolhas.
Costa explica que nesse caso a tinta funcionou como um dreno para deixar o vapor sair da parede. "Mas, se a pressão de água for grande, esse tipo de pintura não terá êxito." (BMF)


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