UOL


São Paulo, domingo, 27 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

Tubulação à mostra exige planejamento

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ter as redes elétrica e hidráulica à mostra sem que o local fique com "um ar" de improviso não é para qualquer imóvel.
"Locais sofisticados ganham um aspecto pesado. A estratégia fica melhor se combinada com paredes rústicas, acabadas em massa grossa ou em tijolos descascados", recomenda o arquiteto André Moral, 28.
Se a intenção for desembutir as redes, a melhor saída é esquecer o que está feito e criar novos sistemas, segundo o eletricista e encanador Roberto Fractucello, 45, há 20 anos na área. Ele também lembra que apesar de a solução facilitar a manutenção do sistema, ela pode ter um preço mais alto.
"À mostra, os conduítes têm de ser galvanizados, com acabamento em alumínio, o que encarece a rede em até 40%."
O arquiteto Beto Madureira prefere a elétrica à hidráulica aparente. "Na hidráulica, há uma variação muito grande da bitola da tubulação. Também há o sistema de água quente, que, se não estiver bem isolado, chega a queimar as pessoas."
Outra ressalva apontada pelos profissionais é que hidráulica aparente na fachada não fica bem. "Parece improvisação e falta de projeto", alerta Moral.


Texto Anterior: Mão-de-obra: Mantenha distância do faz-tudo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.