|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Estudo revela alto interesse dos pais
DA SUCURSAL DO RIO
A pesquisa feita entre as escolas
que participam do curso de Gestão para o Sucesso Escolar mostra
ainda que os pais não são tão
omissos em relação à educação
dos filhos como muitos diretores
e professores reclamam.
A partir da resposta dos alunos,
o estudo indica que 73,6% dos
pais costumam perguntar sempre
ou quase sempre se os filhos estão
indo bem na escola. A porcentagem de familiares que, segundo a
resposta dos alunos, nunca ou
quase nunca fazem essa pergunta
é de apenas 3,2%.
Outro dado que chama a atenção na pesquisa é a razão para o
sucesso na escola apontada pelos
estudantes. A maioria (57,9%)
afirmou que a razão para o sucesso é o próprio esforço. A segunda
resposta mais citada (21,2%) foi a
ajuda dos professores. Para
15,9%, a razão para o bom desempenho é a facilidade de aprender.
A pesquisa mostra que alunos
que disseram ter facilidade para
aprender foram os que tiveram
melhor desempenho. Indica também que os estudantes que auto-avaliaram sua proficiência na leitura como excelente tiveram as
melhores notas.
Para Rose Neubauer, o dado indica que a escola precisa saber trabalhar com a auto-estima do aluno. A imagem do sucesso ou fracasso projetada no estudante é,
segundo ela, a principal explicação para alunos negros terem tido, em todas as classes sociais, desempenho inferior ao de brancos.
"É a famosa profecia que se auto-realiza. Se o professor já acha
que determinado aluno tem problema de aprendizado, gera uma
expectativa de desempenho que a
criança percebe", diz Neubauer.
Texto Anterior: Educação: Escola pública boa deve começar em casa Próximo Texto: Atmosfera Índice
|