|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TRANSPORTE
Datafolha revela que, em São Paulo, 1.536 trajetos (10% do total) são realizados apenas em parte ou não são feitos
Viações deixam de fazer viagens contratadas
ANTONIO ROCHA FILHO
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DO "AGORA"
DANIELA VIANNA
DO "AGORA"
Monitoramento feito pelo Datafolha em 36 linhas de ônibus da
cidade de São Paulo revela que em
apenas duas (5,5%) o número de
viagens completas respeita o contrato com a prefeitura.
Foram escolhidos os quatro trajetos com maior número de passageiros em cada um dos nove
consórcios de empresas que operam o sistema de ônibus de São
Paulo. O Datafolha observou os
ônibus das 36 linhas em dois dias
úteis distintos, das 6h às 20h.
Os pesquisadores verificaram
que, de um total de 15.750 viagens
previstas para os períodos avaliados, as empresas realizaram
14.214. As 1.536 viagens não-realizadas ou incompletas correspondem a 10% do total previsto em
contrato. A prefeitura admite
uma tolerância de até 3% no número de viagens não-cumpridas
sem aplicar multas às empresas.
Ao comentar o monitoramento
do Datafolha, o secretário municipal dos Transportes, Carlos Zarattini, disse considerar o resultado de 10% no descumprimento
"uma evolução" na comparação
com os índices verificados pela
prefeitura nos primeiros três meses deste ano, de 20%.
O Transurb, sindicato das empresas, culpa os congestionamentos pelo não cumprimento das
viagens.
O pior serviço
Nenhum dos consórcios cumpriu totalmente o número de viagens previsto para suas linhas. Segundo a avaliação do Datafolha,
as linhas do consórcio 9, operado
pela empresa CCTC, oferecem o
pior serviço à população.
De 1.370 viagens previstas, só
967 se completaram. As incompletas ou não realizadas chegam a
29% do total. O consórcio tem linhas nas zonas sul, leste e norte.
A linha 175T (Jardim Tremembé-Metrô Jabaquara) foi a principal responsável pelo mau desempenho da CCTC. Proporcionalmente, teve o pior resultado entre
as 36 monitoradas. De 332 viagens previstas, 226 aconteceram.
Deixaram de ser completadas ou
não foram realizadas 32% delas.
Entre os grupos de empresas, o
melhor resultado foi obtido pelo
consórcio 7, um dos três que operam na zona sul. De 2.826 viagens
previstas, 2.737 ocorreram. Com
3% de descumprimento, o consórcio é o único que está dentro
da tolerância permitida pela administração petista em São Paulo.
Pertence ao consórcio 7 a linha
5.111 (Terminal Santo Amaro-Terminal Parque Dom Pedro),
que teve o melhor resultado entre
as 36 avaliadas. Curiosamente, o
Datafolha observou 542 viagens
completas, mais do que o dobro
das 264 previstas.
Os representantes da Viação
Santo Amaro não foram localizados para explicar a diferença. Segundo o Transurb, a ordem de
serviço contratual dessa linha está
desatualizada, mas a empresa já
realiza mais viagens, como deve
constar do novo contrato.
Levantamento semelhante realizado pelo Datafolha em junho
de 2000, durante a administração
Celso Pitta, mostrou que o contrato era respeitado em apenas 4
(20%) das 20 linhas monitoradas.
Texto Anterior: Mortes Próximo Texto: Administração do PT cede a empresas Índice
|