|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Secretário afirma que empresas perdem R$ 5 milhões ao mês por descumprirem viagens previstas em contrato
Empresários de ônibus culpam o trânsito
DO "AGORA"
Os empresários de ônibus de
São Paulo alegam que os congestionamentos impedem o cumprimento das viagens determinadas
pelo contrato com a prefeitura.
"O empresário não deixaria de
cumprir as viagens por conta própria. Não estamos em tempos de
abrir mão de passageiros para os
perueiros", disse o diretor técnico
do Transurb (sindicato das empresas), Marcelo Marques.
O diretor jurídico do sindicato,
Antônio Sampaio do Amaral Filho, diz que o descumprimento é
causado pela velocidade comercial baixa. Segundo ele, os ônibus
circulam, em média, a 6 km/h no
horário de pico e a 12 km/h nos
horários de menor movimento.
"É metade do que deveria ser."
Já o secretário municipal dos
Transportes, Carlos Zarattini,
afirma que a prefeitura desconta
da remuneração às viações uma
parcela pelas viagens não-cumpridas, mas admite uma tolerância de 3% de descumprimento.
São retidos, em média, R$ 5 milhões por mês pelo desrespeito ao
contrato nas 1.127 linhas de ônibus da capital. Apesar de as empresas deixarem de prestar 10%
do serviço contratado -como
apontou a pesquisa-, o desconto
representa 4,5% da remuneração
mensal do sistema -R$ 111 milhões, em média, por mês.
O secretário afirmou que o índice de descumprimento de viagens
chegou a 20% nos primeiros meses de 2002. Em 2001, a média foi
de 13%. "É uma evolução [o atual
percentual de descumprimento",
não satisfatória, mas uma evolução. Hoje, a média de viagens realizadas é de 92%, mas não consideramos que se atenda bem à população", admitiu Zarattini.
Segundo ele, com as mudanças
provocadas pela contratação
emergencial -quando empresas
tiveram de se unir em consórcios
e assumir linhas antes operadas
por outras-, o índice caiu para
80% de viagens cumpridas.
Zarattini reconheceu que ainda
existem deficiências nas programações de horários das linhas de
ônibus, mas garantiu que elas serão corrigidas pela equipe de planejamento da SPTrans.
Texto Anterior: Veja como a verificação foi feita Próximo Texto: Nova remuneração não traz melhoria Índice
|