São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como a verificação foi feita

DO "AGORA"

Para o monitoramento, foram selecionadas as quatro linhas com maior número de passageiros em cada um dos nove consórcios de empresas de ônibus de São Paulo.
Os pesquisadores do Datafolha checaram o cumprimento das ordens de serviço operacional da SPTrans (estatal que gerencia o transporte coletivo na cidade).
As ordens de serviço são estabelecidas pelos contratos entre empresas e prefeitura. Trazem dados como número de partidas previstas em cada intervalo de uma hora, quantidade de ônibus que devem circular, tempo de viagem, itinerário e horário de funcionamento da linha.
O Datafolha verificou as partidas e chegadas dos ônibus das 36 linhas em dois dias úteis distintos, nos dias 20, 21, 23, 24 e 28 de maio.
Apesar de a medição se dar entre as 6h e as 20h, os pesquisadores iniciaram a observação às 5h45 e terminaram às 21h.
Em cada linha monitorada, trabalharam quatro pesquisadores -dois por sentido, sendo que um observava os ônibus que partiam, e o outro, os que chegavam.
Foram consideradas viagens completas aquelas em que os ônibus partiram do ponto inicial e chegaram ao final. Não foram levadas em conta para a totalização de viagens completas as seguintes situações: quando os ônibus partiram do ponto inicial e não chegaram ao final; quando chegaram ao ponto final e não saíram do inicial; e quando os ônibus partiram ou chegaram como "reservados".



Texto Anterior: Administração do PT cede a empresas
Próximo Texto: Empresários de ônibus culpam o trânsito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.