|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Trânsito fica acima da média, e CET põe culpa em acidentes
Índices de engarrafamento ficaram até 69% superiores à média das terças de junho
Às 12h, com férias e veto a caminhões, lentidão foi de 61 km, ante a média de 36 km no horário nos mesmos dias da semana de junho
DA REPORTAGEM LOCAL
Apesar das férias escolares e
do segundo dia com restrições
mais severas ao tráfego de caminhões, a cidade de São Paulo
teve ontem congestionamentos na maior parte do dia superiores aos do mês passado.
O aumento na lentidão esfriou os ânimos da gestão Gilberto Kassab (DEM), que havia
comemorado uma melhoria do
trânsito anteontem e que trata
a medida como uma bandeira
do prefeito para as eleições.
Ontem, a CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego) atribuiu os índices de engarrafamento até 69% superiores à
média das terças-feiras de junho a uma série de acidentes
em vias estratégicas -como o
de uma carreta com bananas
que tombou na marginal Tietê
no começo da tarde e que bloqueou três faixas da pista expressa por meia hora.
Às 12h, a capital paulista tinha 61 km de lentidão, contra a
média de 36 km nesse horário
nos mesmos dias da semana do
mês passado, sem férias e sem
essas restrições às entregas.
O trânsito só esteve melhor
ontem no começo da manhã,
das 7h às 9h, período em que,
neste mês, há redução de viagens com destino às escolas.
A fiscalização da prefeitura
aos caminhões que desobedecem a proibição de rodar das 5h
às 21h, porém, aumentou. No
primeiro dia da restrição, foram aplicadas 1.163 multas
-sendo 1.067 lavradas pelos
501 agentes da CET e as demais, pela PM. Ontem, no balanço parcial, até as 17h, já havia 1.074 multas aplicadas só
pelos marronzinhos da CET.
Para técnicos, os dados do
trânsito mostram que é cedo
para qualquer avaliação positiva ou negativa da restrição.
Além disso, eles avaliam que
há fatores atípicos que interferem na lentidão do trânsito, como acidentes e chuva, e que seguirão prejudicando a fluidez
independentemente da nova
restrição aos caminhões.
"Qualquer avaliação agora é
um chute. Retirar caminhões
das ruas deve ajudar, mas não
tende a haver muita folga do espaço viário. O usuário do automóvel tende a ocupar esse espaço", diz Luís Antonio Seraphim, ex-técnico da CET.
"Há fatores atípicos e variação sazonal que interferem nos
congestionamentos. A análise
hoje fica contaminada", diz o
consultor Flamínio Fichmann.
Texto Anterior: Major diz que PM irá redirecionar patrulhamento Próximo Texto: Com veto, melhora no trânsito é "sensível", afirma moradora Índice
|