São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seqüelas podem se manter na vida adulta e prejudicar carreira

DA REPORTAGEM LOCAL

Crianças e adolescentes vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda. De acordo com especialistas, se o problema não for bem resolvido antes de se chegar à idade adulta, seqüelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.
"Muitos adultos não conseguem se manter em cargos de chefia ou dizer o que pensam em uma reunião com medo de ser ridicularizado pelos colegas", conta a pedagoga Cleo Fante. "Vários sofreram bullying e não resolveram bem o problema. Há casos de quem chega até a desenvolver transtornos psiquiátricos graves."
Em casos extremos, o bullying pode levar à morte. Há vítimas que se suicidam e outras que matam os colegas. Foi o que aconteceu na escola Columbine, nos Estados Unidos, quando em 1999 dois colegas mataram 13 pessoas no colégio e se suicidaram. Os adolescentes eram constantemente alvo de piadas de suas turmas.
No Brasil, dois casos chamaram a atenção. Em fevereiro de 2004, em Remanso (BA), o jovem D., 17, matou duas pessoas e feriu três. Ele sofria humilhações na escola. O garoto revelou que matou F., 13, porque, além de sempre ridicularizá-lo, no dia do crime, ele teria jogado um balde de lama nele.
Em janeiro de 2003, Edmar Freitas, 18, entrou no colégio onde tinha estudado, em Taiúva (interior de SP), e feriu oito pessoas com tiros. Em seguida, se matou. Obeso, era vítima de apelidos humilhantes.
A maioria dos casos de bullying ocorre no ambiente escolar, já que é onde as crianças permanecem em grupo por muito tempo. "Quando um professor percebe que um estudante está sendo alvo constante de apelidos ou de algum tipo de perseguição, deve intervir logo para evitar traumas mais profundos", diz o pediatra Aramis Lopes. (DT)


Texto Anterior: Quando o apelido vira agressão na escola
Próximo Texto: Internet e celular viram armas entre adolescentes, escondidos no anonimato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.