São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disfunção pode ser causada pela ingestão de alimentos com muito açúcar ou cafeína

DA REPORTAGEM LOCAL

Os distúrbios do sistema vestibular podem se manifestar de duas formas: com quadro crônico de tontura ou com crises vertiginosas. Existem vários fatores desencadeadores e que agravam o problema, entre eles o estresse e a alimentação feita de maneira inadequada.
No quadro crônico, o paciente não chega a ter uma crise severa de tontura, mas tem episódios freqüentes -que podem ser diários, semanais ou mensais. Já quando a pessoa tem crises vertiginosas, ela passa mal e tem ocorrências de vômito, taquicardia e de sudorese.
Depois de feito o diagnóstico, existem quatro opções de tratamento: o medicamentoso -que serve para eliminar a tontura, mas não trata a origem do problema; a correção dos hábitos alimentares -que elimina substâncias tóxicas para o labirinto como cafeína, açúcares, cigarro e álcool, a reabilitação vestibular e, em casos mais raros, a cirurgia.
"Muitas vezes a pessoa não sabe que a alimentação errada é que está provocando as crises de tontura", explicou o otoneurologista Fernando Ganança.
Segundo o especialista, os exercícios de reabilitação foram descritos pela primeira vez na década de 40, mas foram consagrados somente nos últimos seis anos, depois de inúmeros estudos sobre sua indicação e eficácia.


Texto Anterior: Plantão médico: Médico ensina a lavar as mãos
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.