São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Médico ensina a lavar as mãos

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Ninguém duvida da necessidade de lavarmos as mãos antes das refeições. Igualmente sabemos que na cozinha, antes do preparo dos alimentos para uma refeição, devemos cuidar da higiene das mãos que irão manipular os alimentos.
Porém, chefs e cozinheiros famosos nos programas de TV, ao apresentar como elaboraram seus laureados pratos, esquecem sempre de mostrar o ritual do lava-mãos, o que não deixaria de ser oportuno.
Na realidade, mostraria aos telespectadores como uma medida simples pode representar uma grande contribuição para o preparo dos alimentos, principalmente dos que serão consumidos por outras pessoas.
Como diz o médico infectologista Flávio Luengo, lavar as mãos não é simplesmente molhá-las, mas observar as seguintes etapas: enxágüe primeiro as mãos e depois use o sabonete e uma esponja para produzir bastante espuma; esfregue as mãos, fazendo com que uma limpe a palma e o dorso da outra, o pulso e mesmo as unhas; permaneça lavando as mãos por cerca de 15 segundos (ou conte devagar até 15); enxágüe e seque-as em seguida.

Oftalmologia
O médico Waldir Portellinha foi eleito para a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, biênio 2007/2008, durante congresso da especialidade realizado em Belo Horizonte.


Texto Anterior: + Passei por isso: "Fiz da minha filha minha bengala"
Próximo Texto: Disfunção pode ser causada pela ingestão de alimentos com muito açúcar ou cafeína
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.