São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ministro cobra treinamento de seguranças

José Eduardo Cardozo (Justiça) diz que governo discute qualificações de profissionais do setor privado em estatuto

Governo quer permitir a contratação de empresa privada para segurança armada em eventos como jogos de futebol

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou ontem que é necessário cobrar maior treinamento e capacitação de agentes de segurança privada.
Segundo ele, a qualificação dos profissionais do setor e o tipo de trabalho que essas empresas podem ou não realizar serão mais bem definidos no estatuto da segurança privada, em discussão no governo.
Com o estatuto, o governo quer permitir a contratação de empresa privada para serviços de segurança armada em presídios, transportes coletivos e em eventos, como jogos de futebol e shows.
O texto está sendo elaborado sob medida para realização dos Jogos Olímpicos e para a Copa. A intenção seria liberar os PMs hoje dedicados à segurança de jogos e estádios.
"Eu acho correto nós termos um estatuto das empresas de segurança privada, justamente para que possamos coibir abusos que hoje acontecem, [como] pessoas despreparadas, pessoas não treinadas. E diariamente nós temos acontecimentos tristes nesse ponto. Nós temos que exigir mais treinamento, mais capacitação", diz Cardozo.
O ministro, no entanto, disse que não citaria "casos concretos" -como a morte de um correntista por um segurança de uma agência do Bradesco em São Bernardo do Campo (ABC), anteontem.

DROGAS
O Ministério da Justiça está finalizando um outro anteprojeto de lei, que deve ser enviado ainda nesta semana para a Casa Civil, cujo intuito é agilizar o leilão de bens utilizados para a prática de crimes e a destruição de drogas apreendidas pela polícia. De acordo com o texto, uma vez apreendido, o entorpecente deverá ser destruído em até 45 dias. O objetivo, segundo explicou Marivaldo Pereira, secretário de Assuntos Legislativos da pasta, é evitar que o local de armazenamento seja alvo de bandidos.


Texto Anterior: O homem da noite
Próximo Texto: Na PB, aluna é estuprada perto de universidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.