São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chegada de animal melhorou problema

DA REPORTAGEM LOCAL

Durante um ano, a maquiadora Ângela Nagy Duran, 29, relutou em atender os insistentes apelos dos filhos Arthur, 10, Vitória, 3, e Raquel, 2, para a compra de um cachorro. O maior temor era que o pêlo do animal agravasse a rinite alérgica de Arthur e a dermatite atópica de Vitória.
Mas há dois meses a família se rendeu aos encantos da cocker spaniel Teca. Coincidência ou não, durante esse período nenhuma das crianças teve problemas alérgicos.
"O Arthur acordava todos os dias espirrando. Notamos que, desde que a Teca chegou, os espirros cessaram", afirma. A menina Vitória, de acordo com Ângela, também não teve mais os sintomas da dermatite.
Segundo o pediatra Charles Naspitz, não há nenhuma evidência científica de que o contato com cães possa melhorar quadros alérgicos. "Pelo contrário, temos muitos estudos que mostram que esse contato pode piorar uma reação alérgica."
A explicação para o desaparecimento dos sintomas, diz Naspitz, pode estar no aspecto emocional. Os psicólogos são unânimes em ressaltar a importância de um bicho de estimação na vida de uma criança (leia texto nesta página).
No caso de Vitória, a explicação é bem plausível. Segundo Ângela, a menina sentiu muito o nascimento da irmã caçula e, desde então, passou a desenvolver uma dermatite que inchava os olhos, a boca, as juntas e os cotovelos.
A primeira providência da dentista Ana Carolina Martinelli, 34, ao descobrir que o filho Lucas, 4, tinha dermatite atópica foi afastar o beagle Toy do convívio familiar, dando o cão a uma prima que mora no interior. Segundo ela, a orientação foi da pediatra, que temia que o contato com o cachorro agravasse a inflamação de Lucas.
"Foi difícil para todos nós porque ele já estava conosco havia dois anos. Era o nosso segundo filho", afirma Ana Carolina.



Texto Anterior: Saúde: Estudo diz que cão pode evitar alergia
Próximo Texto: Relação facilita convívio social e diminui ansiedade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.