São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Parceria vai plantar 100 mil mudas em 2002 para evitar problema em Itu

Árvores previnem falta de água

DA REPORTAGEM LOCAL

Até fevereiro de 2004, a área de mananciais de Itu (103 km de SP) terá 200 mil novas árvores nativas, que serão plantadas ao longo das sub-bacias hidrográficas da região. O reflorestamento tem o objetivo de recompor as matas ciliares da cidade e, com isso, evitar que seus moradores venham a sofrer mais uma vez com a falta de água para abastecimento público.
Idealizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a prefeitura, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a empresa Guarany (de corantes e tintas), o projeto Tecendo Florestas começa, na prática, em dezembro, com o plantio de 100 mil mudas. Outras 100 mil serão colocadas entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004. As cotas de reflorestamento serão assumidas por um consórcio de empresas.
O programa começou a ser elaborado no ano passado, em decorrência do racionamento de água que Itu enfrentou, quando o nível da represa do Itaim, que abastece 70% da cidade, chegou a zero. Com base em estudos técnicos, diagnósticos e imagens de satélite, foi possível constatar que uma das principais causas para a crise da água na cidade é o desmatamento das matas ciliares e das áreas de cabeceiras e nascentes.
Essa vegetação aumenta a permeabilidade dos solos e a consequente captação de água pelos lençóis subterrâneos, que alimentam os rios e reservatórios.
O projeto prevê também o acompanhamento das áreas por cinco anos e programas permanentes de educação ambiental.



Texto Anterior: Comportamento: Aumenta 74,5% número de pais solteiros
Próximo Texto: Saúde: Gordura na cintura pode causar doenças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.