São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doadores contam como se sentem

DA REVISTA

Como vivem os homens que doaram sêmen e não sabem quem são os filhos que geraram? Quatro doadores de sêmen -três brasileiros casados e um americano solteiro- explicam por que o Dia dos Pais é uma data estranha.

Pergunta - O que o levou a doar sêmen?
Anthony*, 27, escritor -
É um processo indolor e eu preciso de dinheiro (diferentemente do Brasil, nos EUA o homem recebe US$ 50 por doação, que pode ser feita três vezes por semana).

André*, 32, bombeiro - Li numa revista que no Brasil faltam doadores e decidi colaborar. Tenho amigos que acham isso um absurdo, minha mulher não aceitou, porque ela é evangélica. Mas eu tenho muita saúde e estou sempre disposto a ajudar.

Pergunta - Você se sente curioso sobre possíveis filhos?
Anthony -
Esses pensamentos costumam vencer meu lado racional. Eu me pergunto se eles tentarão e conseguirão me contatar. Se isso será um problema, caso eu me case. Eu até me preocupo com algumas crianças que podem crescer sem um pai. E me questiono como eles serão. Eles farão coisas grandiosas? Eu devo me sentir responsável? Mas depois a coisa passa.

Pergunta - Você toparia conhecer um descendente nascido graças a seu sêmen?
José Antonio Sarahan, 38, empreiteiro -
Não iria me opor, mas a iniciativa teria de partir dele.

André - Acho que a criança teria o direito de saber a verdade e me conhecer, mas pai é quem cria.

Renato de Freitas Lange, 45, biomédico - Quem sabe mais para a frente. Mas eu acho que seria melhor não ter o contato. Eu me contentaria vendo. Se alguém me mostrasse de longe: "Olha, é aquele ali".

Pergunta - O que você diria para o pai dele?
José Antonio -
Aproveite ao máximo o filho, a paternidade é um prazer inigualável. Não importa se meu sêmen foi usado por um casal heterossexual, de lésbicas ou uma mãe solteira; o filho vale a mesma coisa para todos.



Texto Anterior: Família: Filho gerado por inseminação tem Dia dos Pais "estranho"
Próximo Texto: Diversidade: Irmãos têm "pais" diferentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.