São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes de última colocada em lista do MEC invadem reitoria

Alunos da Uncisal (AL), que teve a pior nota em ranking de educação, planejam ficar no local por tempo indeterminado

Universitários dizem que avaliação foi o estopim; porém, reitor afirma que universidade tem feito muitos avanços

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

Estudantes da Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), última colocada entre as universidades do país em avaliação do MEC, invadiram ontem à tarde a reitoria da instituição.
Os estudantes planejam acampar por tempo indeterminado no gabinete do reitor.
"O resultado do IGC (Índice Geral de Cursos) foi o estopim da ação, mas não é a questão central porque não concordamos com o resultado do ministério. Aproveitamos o momento para fazer reivindicações antigas", disse o estudante de medicina Victor Hugo Costa.
Segundo ele, os alunos reivindicam, por exemplo, a criação de leitos no hospital de emergência do Estado, para acompanhamento acadêmico de pacientes com doenças crônicas, e melhorias na infra-estrutura da instituição.
O IGC, divulgado pelo MEC na última segunda-feira, avalia a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior do país. Foram analisadas 173 universidades do país -a Uncisal obteve a menor pontuação entre elas.
O reitor da Uncisal, André Falcão, disse que irá se reunir hoje com os alunos para discutir as reivindicações. Segundo ele, a divulgação do IGC teve um impacto negativo entre os alunos, mas ele não reflete a situação atual da instituição.
"Estudante jovem de universidade pública é reivindicador. Mas os avanços foram imensos", disse. Segundo Falcão, o índice do MEC é um indicador da situação de dois anos atrás. "Hoje o retrato é outro", disse.
A Uncisal informou que a invasão foi pacífica e a Polícia Civil não foi acionada.
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas tem nove cursos de graduação e a quantidade de 1.200 alunos.


Texto Anterior: Saúde: Crise faz paciente recorrer a hospital militar em Recife
Próximo Texto: Baixa umidade: Defesa Civil faz alerta em 11 Estados e DF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.